Dólar hoje R$ 5,799 Arapiraca, AL 22ºC Chuva
Editorias
23/11/2022 13:50
Alagoas

Quase 150 mil famílias do Sertão de AL ficam sem água após paralisação

Prefeitos de 37 cidades alagoanas tentam alternativas para garantir abastecimento às famílias
Quase 150 mil famílias ficam sem água potável após paralisação da Operação Carro-pipa / Foto: Reprodução
Redação com Gazetaweb

 A operação Carro-Pipa, do Governo Federal, que leva água potável às famílias de 37 municípios que sofrem com a seca, está paralisada por falta de recursos. Em Alagoas, 150 mil famílias são atendidas pelo programa, que é financiado com recursos do Exército Brasileiro em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional. Os Estados da Bahia, Paraíba e Pernambuco também estão com as atividades paralisadas.

De acordo com a planilha do Exército, 148.427 pessoas estão inscritas no programa somente no mês de novembro. O município de Girau do Ponciano é o que mais tem famílias cadastradas para receber água potável, com 12.383. Palmeira dos Índios: 9.115; Senador Rui Palmeira: 8.851; Igaci: 8.793; Traipu: 8.169.

Segundo matéria publicada no UOL, Alagoas foi o primeiro estado a paralisar as atividades. No total, 1,6 milhão de pessoas teria direito ao abastecimento em novembro, em oito estados do Nordeste. Nos casos de Pernambuco, Bahia e Paraíba, a paralisação se deu na primeira quinzena de novembro.

No último dia 14, os prefeitos das cidades afetadas se reuniram para discutir alternativas para garantir água potável aos sertanejos. O presidente da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), o prefeito Hugo Wanderley, afirmou que vai solicitar audiência com o Secretário Nacional de Defesa Civil.

“Existe uma demanda grande pelo acesso de água potável, porque, apesar de existir água nos açudes, ela não é própria para o consumo humano. Então estamos buscando uma solução para a falta de abastecimento de carro-pipa para essas comunidades”, afirmou o presidente.

Nesta quarta-feira (23), a assessoria da Associação dos Municípios Alagoanos (AMA) informou que ainda aguarda reunião com o secretário.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO