Dólar hoje R$ 5,960 Arapiraca, AL 29ºC Tempo nublado
Editorias
11/05/2021 18:42
Alagoas

Renan Filho anuncia flexibilização em novo decreto de distanciamento controlado

Museus, cinemas, teatros e parques temáticos voltam a funcionar com 30% da capacidade em todo o Estado
/ Foto: Reprodução
Redação

Atualizada às 22h30

Durante entrevista coletiva no início na noite desta terça-feira (11), no Palácio Republica dos Palmares, em Maceió, o governador de Alagoas Renan Filho anunciou o novo decreto que trata do Plano de Distanciamento Social Controlado.

Mesmo o Estado seguindo na fase vermelha, porque as mortes semanais seguem em alta, o governador anunciou algumas flexibilizações, entre elas a abertura de museus, cinemas, teatros e parques temáticos funcionando com 30% da capacidade.

Restaurantes e bares funcionarão até 21h durante a semana e finais de semana, assim como shoppings. O comércio passa a ser liberado em horário normal; lojas e galerias funcionarão no mesmo horário dos shoppings.

Calçadões e praias continuam liberados aos finais de semana. Academias e templos religiosos seguem funcionando com 30% de sua capacidade. O “toque de recolher”, em vigor desde o dia 31 de março, para que as pessoas não circulassem depois das 21h passou para 22h. O governador Renan Filho informou que a nova remessa de doses da Pfizer será suficiente para vacinar todas as gestantes e puérperas a partir dos 18 anos em Alagoas.

As novas medidas de enfrentamento ao novo coronavírus têm validade pelos próximos 15 dias – até lá Alagoas segue na Fase Vermelha do Plano de Distanciamento Social Controlado – e foram estabelecidas após avaliação dos principais indicadores relativos à pandemia, como a redução na taxa de ocupação de leitos e a tendência de queda no número de óbitos por Covid-19.

Eventos e educação

Durante a coletiva, ao ser questionado sobre a possibilidade de avanços para o segmento de eventos, o governador lembrou que o setor é o que mais vai de encontro às necessidades sanitárias. “Aglomerar pessoas ainda não é possível, nem familiarmente é recomendável. Os médicos e técnicos da área de saúde pública não recomendam que o cidadão se aglomere em sua própria casa trazendo entes que residem em outros lugares”, justificou Renan Filho.

Bom senso tem sido palavra-chave nas decisões tomadas pelo governador, que procura articular duas questões principais: garantir o funcionamento da economia e, ao mesmo tempo, assegurar o arrefecimento da doença no estado. “Como os eventos são eventuais – como o próprio nome diz –, eles sofrem uma influência menor do que outros segmentos que precisam funcionar, senão não abrirão mais. A gente tem um olhar diferente para segmentos diferentes do setor produtivo. Mas em breve chegará a retomada para eventos”, acrescentou o chefe do Executivo estadual.

Sobre a volta das aulas presenciais na rede pública de ensino, o governador anunciou que, nos próximos dias, será lançado “um amplo plano da retomada das aulas e de fortalecimento da educação do Estado de Alagoas” e que as escolas só irão retornar com a vacinação dos profissionais da educação. “Não adianta imaginar que vamos retomar aulas sem vacinar os profissionais de educação. Os profissionais vão voltar de maneira insegura e isso vai fazer com que as aulas não rendam”, alertou.

A vacinação dos profissionais da educação já foi autorizada. Alguns municípios já começaram a vacinar, enquanto outros elaboram o calendário de imunização. “A gente espera que isso ocorra o quanto antes – nas nossas previsões entre os meses de maio e junho –, para a partir daí retomarmos as aulas com segurança para os profissionais e com um protocolo rígido para que os alunos não contaminem e levem o vírus para a sua família”, finalizou Renan Filho.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Alagoas
KTO
KTO