Nesta quinta- feira (20), o Governo de Alagoas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), divulgou orientações para que os condutores de veículos fiquem atentos no período de festas juninas, para evitar a ocorrência de acidentes. A Operação Lei Seca vai reforçar as ações nos próximos 10 dias.
De acordo com o Detran, houve um aumento de 15,38% no número de operações realizadas pela Lei Seca em 2024, na comparação com o mesmo período do ano passado. Foram feitas 210 ações em todas as regiões do estado, com 12.586 abordagens, apenas este ano.
O coordenador da Operação Lei Seca em Alagoas, tenente-coronel Eduardo Alex, explicou a gravidade das consequências de consumir bebida alcoólica e dirigir, mostrando que essa combinação representa um risco não só para o condutor, mas também para os passageiros e pedestres.
“Consumir bebida alcoólica e conduzir um veículo pode trazer consequências desastrosas não só para o condutor, como também para passageiros e pedestres. Essa é uma mistura perigosa, que pode colocar em risco muitas vidas”, destacou o tenente-coronel.
A superintendente de Educação para o Trânsito e Formação de Condutores do Detran, Sonály Bastos, recomendou outras medidas para garantir a segurança no trânsito, como manter atenção à sinalização, cuidar das condições adversas da estrada e usar o cinto de segurança em todos os momentos.
VEJA AS RECOMENDAÇÕES DO DETRAN
As crianças têm que ser transportadas nos dispositivos de segurança adequados à idade: bebê-conforto, cadeirinha ou assento de elevação. A partir dos 7 anos e meio, a criança já pode sentar no banco traseiro do carro, utilizando o cinto de segurança de três pontos. Após os 10 anos, ela pode viajar no banco da frente.
Para os motociclistas é indispensável o uso de capacete (com viseira baixa e cinta jugular afivelada), roupas apropriadas e sapatos fechados, assim como deve-se evitar manobras arriscadas e respeitar a sinalização viária.
O Detran afirmou ainda que é proibido por lei levar bagagem no braço, na mão e no antebraço. Ou seja, recomenda que a bagagem seja transportada nas costas ou no bagageiro.
As crianças só podem ir na garupa a partir dos 10 anos, desde que tenham 1,5m de altura e estejam usando capacete compatível para sua idade.
Cuidados como manter distância segura do veículo da frente, respeitar os limites de velocidade e seguir as regras de circulação e conduta são essenciais para um trânsito seguro durante o período junino.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.