No período de carnaval, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) recebeu 590 trotes. O levantamento, divulgado nesta quinta-feira (15), considera os dados colhidos nas centrais de Maceió e Arapiraca.
Ao todo, as equipes médicas efetuaram 469 orientações e receberam 2.963 ligações. Foram 98 casos clínicos - crises hipertensivas, dores diversas e mal-estar - e quatro casos de agressões por arma de fogo e arma branca. As vítimas de acidentes de trânsito (carros, motos e atropelamentos) somam 85.
Segundo o Samu, as orientações são aquelas em que a solicitação refere-se, geralmente, aos casos clínicos sem gravidade. Entre eles febre em crianças, desmaios, vômitos e ferimentos com sangramentos leves.
Quando há acionamentos sobre convulsões, por exemplo, é mais importante a orientação do médico por telefone do que o deslocamento de uma equipe. "Isso porque uma crise epiléptica, por exemplo, demora entre 5 a 15 minutos em crise, enquanto o deslocamento de uma equipe para o local, pode demorar mais do que 15 minutos", explicou a enfermeira Beatriz Santana, coordenadora geral do Samu.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.