O Curso Online sobre Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase na Atenção Primária e nos Centros Especializados em Reabilitação (CERs), ofertada através da Plataforma Zoom, pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), oferece certificado de aula teórica para os médicos enfermeiros, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais inscritos. O curso está sendo facilitado pelo médico Apolônio Carvalho, hansenólogo pela Sociedade Brasileira de Hanseníase (SBH) e dermatologista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).
O cronograma de aulas foi dividido entre as 10 Regiões de Saúde e a cada quarta-feira uma turma diferente é capacitada. A primeira aula ocorreu no dia 19 de maio para a primeira Região de Saúde e a última aula será no dia 04 de agosto para a décima Região de Saúde, totalizando 12 turmas. Até agora 550 profissionais de saúde já se capacitaram, mas, as inscrições continuam abertas até o dia 3 de agosto, às 14h, para a última oportunidade de participar da aula, através deste link.
Apolônio Carvalho considerou o curso muito proveitoso, porque todos os municípios do Estado foram atingidos, com uma média alta de participação dos profissionais de saúde da Atenção Básica e dos Centros de Referência em Reabilitação (CERs). Ele ressaltou, ainda, que “o maior benefício desse curso vai para as pessoas atingidas pela Hanseníase. Profissionais de saúde mais capacitados saberão como diagnosticar e tratar precocemente. O Estado será beneficiado com um maior controle da endemia, atingindo as metas estabelecidas como estratégia de combate a esta patologia”, salientou.
A Hanseníase, doença infectocontagiosa, foi diagnosticada em 194 alagoanos em 2020, e é causada pelo bacilo de Hansen, que acomete a pele e os nervos, causando manchas indolores, sensação de formigamento, perda de pelos, caroços pelo corpo, inchaço na face, nas orelhas e dormência nas extremidades, além de incapacidades físicas. O curso sobre Diagnóstico e Tratamento da Hanseníase na Atenção Primária e nos CERs tem como objetivo capacitar os profissionais de saúde para o diagnóstico precoce dos casos e para a adoção das medidas necessárias no tratamento, evitando-se assim as sequelas.
O tratamento de Hanseníase é disponibilizado pelo SUS e, nos casos mais graves, o tratamento pode ser feito no Hospital Universitário (HU), no Hospital Escola Helvio Auto (HEHA) e no Centro Especializado de Reabilitação (CER) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal).
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.