Membros da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) estiveram presentes, no domingo (1º), na abertura do 8º Congresso Estadual de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas que foi marcado por uma corrida de rua em prol da saúde, ocorrida no bairro de Jaraguá, em Maceió.
O momento foi promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems), que segue com programações até o dia 4 deste mês. “Hoje estamos participando da corrida pela saúde, um evento do Cosems em parceria com o Ministério da Saúde e a Sesau, todos unindo forças para a prevenção de doenças, enfatizando a importância da vacinação, bem-estar e cuidados”, disse a secretária executiva de Vigilância em Saúde da Sesau, Thalyne Araújo, que esteve presente ao evento.
O presidente do Cosems-AL e vice-presidente do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Rodrigo Buarque, destacou a satisfação em lançar a Corrida pela Saúde como estratégia para incentivar cada vez mais a prática do esporte como forma de melhorar a saúde dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população em geral.
“Nosso 8º Congresso Estadual de Saúde começou com o pé direito, uma vez que a corrida contou com a participação não só dos atletas, mas de congressistas, a exemplo de secretários de saúde, diretores do Conasems e presidentes dos Cosems do país. Nesta segunda e terça-feiras temos uma rica programação científica nos dois turnos no Centro de Convenções de Maceió. Vale a pena participar porque as temáticas abordam conteúdos de interesse de todos os que fazem o SUS no país”, destacou Buarque.
A Sesau, por meio do secretário executivo de Regulação e Gestão, Igor Montteiro, irá participar, nesta segunda-feira (3), da roda de conversa sobre a política nacional de atenção especializada em saúde e desafios da organização das redes de atenção à saúde do planejamento regional. A secretária Thalyne Araújo também irá participar de uma palestra como debatedora na segunda com o tema “Vigilância em Saúde, uma responsabilidade bipartite”.
No mesmo dia, no período da tarde, o secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes, estará presente na palestra “Financiamento do SUS e Gestão dos Fundos Municipais de Saúde”. Ainda no período da tarde, a supervisora de Atenção Psicossocial da Sesau, Tereza Cristina Tenório, irá promover uma roda de conversa sobre implicações para a efetivação, valorização e articulação da rede de atenção psicossocial. A gerente da Atenção Primária da Sesau, Karini Omena, também estará no presente durante o momento.
Já na terça-feira (4), a programação continua com a presença de vários membros da Sesau. A palestra “Demanda x Oferta no SUS: Fatores de Equilíbrio para Enfrentamento das Doenças Crônicas contará com a participação da Glaucia Torres, da Gerência de Ações Estratégicas (Gaest). A palestra “Passos para o encerramento das atividades da gestão municipal do SUS” terá a presença do palestrante Bruno Pimentel.
A roda de conversa sobre doenças imunopreveníveis e o desafio do resgate das coberturas vacinais terá como palestrante a assessora do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, enfermeira Rafaela Siqueira. Sobre as perspectivas na política nacional de saúde bucal, a Sesau será representada por Maria de Lurdes Mota. Já na palestra sobre a rede de cuidados sobre a pessoa com deficiência estarão presentes Adeline Soraya Menezes e Charlles Omena.
Já na tarde do dia 4, a Sesau participará por meio da superintendente de Vigilância Ambiental e Sanitária, Laiza Granja, da palestra sobre mudanças climáticas e impactos no SUS. Na área de comunicação, o jornalista da Sesau Josenildo Torres estará presente da roda de conversa sobre comunicação e saúde pública junto com o gerente de jornalismo de comunicação do estado, Alexandre Lino. Sobre política de equidade de gênero e raça estarão presentes Tereza Carvalho e Marcos Paulo.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.