Integrantes das forças de segurança pública estão participando do segundo encontro pedagógico sobre a temática do Plano de Defesa de Alagoas. O evento, que está sendo realizado em São Miguel dos Milagres, foi iniciado nesta segunda-feira (4) e segue até a próxima sexta (8) com a participação de representantes alagoanos e dos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Mato Grosso do Sul.
O encontro formativo, sob a coordenação da Chefia Especial de Inteligência da Secretaria de Estado da Segurança Pública, acontece na Câmara de Vereadores do município do Litoral Norte alagoano e conta com 35 agentes. Eles receberão conhecimento teórico e prático sobre as atividades de combate a ataques criminosos nas modalidades conhecidas como Novo Cangaço e domínio de cidades, consideradas ocorrências de alta complexidade.
Essa capacitação possibilitará que os participantes desenvolvam, aprimorem e apliquem as técnicas didáticas sobre as disciplinas aplicadas ao plano de defesa através do emprego de diferentes metodologias, permitindo que a doutrina seja replicada com mais eficiência.
O chefe especial de Inteligência da SSP, tenente-coronel Raumário Jerônimo, ressaltou que Alagoas vem sendo exemplo para o país neste tipo de qualificação, inclusive com reconhecimento do Governo Federal. Ainda segundo ele, o Plano de Defesa, que ontem foi instituído como programa para as forças policiais alagoanas, possibilitar um alerta constante em prol da população.
“Estamos fortalecendo o combate à criminalidade e o principal beneficiado com isso é o povo, seja daqui do nosso estado ou nos outros entes federativos. Este treinamento que estamos fazendo com noções de análise criminal, metodologia e aspectos essenciais de um planejamento de segurança pública produzidos aqui, está disseminando para o país tópicos que detalham toda a estrutura necessária para promover essa qualificação da tropa, como mais uma forma integrada de juntos vencermos as organizações criminosas que tanto amedrontam a população”, afirmou Raumário.
O encontro pedagógico será finalizado com um exercício que simulará uma tentativa de assalto a um caixa eletrônico do Banco24Horas. A simulação de pronto-emprego já foi desenvolvida pela SSP em todas as regiões de Alagoas. O último ocorreu em outubro deste ano, de forma conjunta com a Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social (Seris), em cidades do Agreste e Sertão de Alagoas.
Além de policiais militares, participam do evento policiais civis e científicos, bombeiros militares e integrantes da Seris/AL.
Plano de Defesa
Em portaria publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta segunda-feira (4), o secretário Flávio Saraiva instituiu o Plano de Defesa no âmbito da Secretaria de Estado da Segurança Pública. O documento referenda os objetivos e as diretrizes que norteiam os princípios e fundamentos para uma atuação eficaz em situações de crise de alta complexidade, alta intensidade e baixa familiaridade.
O ato administrativo também estabelece as responsabilidades de cada órgão que integra a pasta e reforça a garantia que as ações estejam alinhadas com os princípios da legalidade, necessidade e proporcionalidade, promovendo e respeitando os direitos humanos.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.