Foi confirmada na tarde desta sexta-feira (8) o falecimento do 1º tenente da Polícia Militar de Alagoas Abraão da Silva Taveira, de 39 anos. Ele estava internado desde a madrugada do dia 1º de setembro em um hospital de Brasília, após passar mal durante um exercício do Curso de Cinotecnia — de preparação de cães — feito pela PM do Distrito Federal e que teve uma das instruções coordenada pelo Corpo de Bombeiros do DF.
Taveira teve a morte informada pelo Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), que divulgou nas redes sociais. O translado do corpo para deve acontecer em até dois dias, por meio de aeronave do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal.
Segundo relatos aos militares responsáveis pelo curso, os alunos estavam no Centro de Treinamento Operacional (CTO), quando foram vendados e jogados em uma manilha com água. Durante o exercício, o tenente passou mal, bateu a cabeça e ficou submerso por alguns minutos.
No entanto, quando foi retirado da manilha, o tenente estava em parada cardiorrespiratória e foi reanimado por cerca de 38 minutos.
Por meio de nota conjunta, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Militar do Distrito Federal disseram que situações do curso "buscam alcançar todas as circunstâncias de atuação que o policial militar pode vir a ter que enfrentar".
De acordo com os participantes, a instrução guiada pelos bombeiros "não agrega em nada" e alguns falam em "tortura". Segundo militares, além do policial de Alagoas, outros também se feriram durante a instrução.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.