Levantamento divulgado nesta quinta-feira (19), pela Secretaria de Estado do Turismo (Setur), revela que o setor movimentou R$ 4,4 bilhões no ano passado, em Alagoas. De acordo com o órgão, o volume é resultado dos gastos dos 2,2 milhões de turistas que visitaram o Estado ao longo de 2022.
No ano passado, Alagoas foi o segundo estado litorâneo do Brasil mais cobiçado, de acordo com uma pesquisa nacional divulgada pela plataforma de viagens Booking.com. Entre os destaques, o levantamento aponta a praia de Antunes, em Maragogi, litoral Norte de Alagoas, como a quinta melhor do país.
Outro destaque importante é que Maceió foi o destino turístico mais vendido pela CVC –considerada a maior operadora de turismo da América Latina–, em 2022, à frente de cidades do Nordeste, como Porto Seguro (BA), Natal (RN), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Além disso, é um dos três destinos mais procurados para o feriado de Carnaval.
O Estado, que sempre se destacou no setor, segue avançando com investimentos importantes para alavancar ainda mais o desenvolvimento turístico. Os resultados dos últimos anos promoveram melhorias na infraestrutura para receber os visitantes, qualificação de mão de obra e ampliação da malha aérea.
A secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga, aponta que os resultados são frutos do empenho e de estratégias que foram adotadas pelo governo de Alagoas ao longo dos últimos anos, numa parceria com o trade turístico local que fomentou e promoveu o Destino Alagoas.
“A força do turismo alagoano é uma realidade, por isso somos líderes em vendas. Estamos consolidando Alagoas no cenário nacional mas, acima de tudo, expandindo, crescendo no âmbito internacional. O turismo ocupa a segunda posição na geração de renda na economia do estado, perdendo apenas para a indústria, comércio e serviços. É um setor que representa uma das maiores fontes de renda dos alagoanos, que gera empregos para toda a população”, destacou a secretária.
Somente em 2022, mais de 4 mil leitos em hotéis foram inaugurados no Estado. Um grande destaque foi um empreendimento localizado na praia de Ipioca, na capital, que gera mais de 600 vagas de trabalho para os alagoanos, direta e indiretamente. O resort é resultado de um investimento de R$ 63 milhões e conta com 256 leitos. Além disso, um outro empreendimento, localizado na Praia de Carro Quebrado, de uma rede portuguesa, contou com investimentos de R$ 150 milhões e conta com 513 apartamentos.
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