Dólar hoje R$ 5,511 Arapiraca, AL 22ºC Tempo limpo
KTO
KTO
Editorias
17/11/2021 12:34
Política

Lei que permite bloqueio de ligações e SMS de telemarketing entra em vigor em AL

A partir de agora o cidadão terá o direito de cadastrar suas linhas telefônicas perante o Procon e ficará vedada a realização de ligações ofertando produtos e serviços
/ Foto: Igor Pereira
Assessoria

A lei 8.538/2021, de autoria do deputado estadual Cabo Bebeto, que estabelece a criação de um cadastro junto ao Procon para bloqueio de ligações e mensagens de SMS de telemarketing ofertando produtos e serviços, já está em vigor.

Durante a sessão da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) desta quarta-feira, dia 17, o parlamentar destacou que essas ligações costumam ser recorrentes, intervindo no sossego, descanso e privacidade do cidadão. E são muitas vezes abusivas, gerando reclamações perante os órgãos de defesa do consumidor e o Judiciário.

“As reclamações que tenho recebido são absurdas, ligações aos finais de semana, à noite, antes das 8h da manhã, comprovando que as ações dessas empresas, há muito tempo, vêm passando dos limites”, observou o deputado.

Com a promulgação da lei, a partir de agora o cidadão terá o direito de cadastrar suas linhas telefônicas perante o Procon e ficará vedada a realização de ligações ofertando produtos e serviços.

No entanto, Cabo Bebeto acrescentou que estão isentas do disposto na lei as entidades portadoras de certificado de entidade beneficente de assistência social que utilizem o serviço de telemarketing como meio de manutenção de suas atividades.

“Não se trata de impedir as ligações de telemarketing, mas de dar a cada consumidor o direito de escolher se deseja, ou não, receber tais ligações”, falou o deputado, salientando que o consumidor, se assim desejar, poderá revogar a inserção e autorizar novamente as ligações.

A lei vem para beneficiar ambas as partes envolvidas e tornar a propaganda via telemarketing mais efetiva e proveitosa para quem delas quiser se utilizar, concluiu o parlamentar.

 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Política