Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 23ºC Chuvas esparsas
Notícias
21/06/2023 14:15
Brasil

Agência de ex-ministro astronauta vendia pacotes para visita ao Titanic em submarino desaparecido

Anúncio foi retirado do site da empresa depois que submersível da empresa OceanGate desapareceu
Site da agência Marcos Pontes anuncia pacote de expedição ao Titanic / Foto: Reprodução
Redação com O Globo

A Agência Marcos Pontes, da qual é sócio o ex-ministro de Ciência e Tecnologia e atual senador Marcos Pontes (PL), vendia pacotes para o passeio de submarino pelos destroços do Titanic. O submersível da empresa OceanGate desapareceu no Oceano Atlântico no domingo, com cinco tripulantes a bordo, durante a quinta expedição aos escombros do transatlântico naufragado. O anúncio foi retirado do site da empresa.

A informação foi divulgada pelo perfil de Jefferson Menezes nas redes sociais e pelo portal "Metrópoles" e confirmada pelo GLOBO.

“Esta é uma das mais incríveis aventuras que oferecemos: ver de perto o navio mais conhecido do mundo, o Titanic! Isso só é possível graças a um veículo especial usado para fins científicos e capaz de atingir grandes profundidades”, anunciava o site da agência de Marcos Pontes.

O preço da expedição não era divulgado. No site da agência, na parte de "destinos no mar", é possível ver a opção "Passeio em Submarinos - Visita ao Titanic". No entanto, ao clicar nela, o internauta é direcionado para uma página que agora está fora do ar.

Procurado pelo GLOBO, o senador Marcos Pontes ainda não se manifestou. Ao "Metrópoles", a assessoria do senador afirmou que a agência vende pacotes de “turismo de aventura” e preza pela segurança dos clientes. Disse ainda que, na viagem atual do submarino Titanic, nenhum dos passageiros havia comprado o bilhete através da empresa.

O senador não informou ao portal se tem contrato com a OceanGate nem se já havia vendido algum bilhete para a expedição.

A imprensa americana divulgou nesta quarta-feira a notícia de que equipes de busca ouviram sons de batidas, identificados na área de buscas ao submarino que desapareceu durante expedição ao Titanic. A Guarda Costeira dos Estados Unidos confirmou, na madrugada desta quarta-feira, que as equipes de resgate detectaram "ruídos subaquáticos" na área de busca onde o submarino desapareceu, há dois dias.

Famílias, amigos e empresas começaram a divulgar os nomes dos passageiros a bordo. Hamish Harding é o empresário e aventureiro britânico que mora nos Emirados Árabes Unidos. Ele é dono de uma empresa chamada Action Aviation, que compra e vende aeronaves, incluindo jatos executivos, e que confirmou que ele estava a bordo do submersível no domingo. Aos 58 anos, Harding já viajou dos pontos mais profundos do planeta até o espaço, além de ter batido recordes de aviação.

No sábado, Harding compartilhou em suas redes sociais que o mergulhador Paul-Henri Nargeolet iria viajar com ele no domingo. A CBC News conversou com Larry Daley, um mergulhador de St. John’s, que também disse que Nargeolet estava na expedição. O empresário paquistanês e seu filho, Shahzada e Sulaiman Dawood, também estavam a bordo, de acordo com um comunicado divulgado pela família nesta terça-feira. Shahzada é curador do Instituto Seti, uma organização de pesquisa na Califórnia, de acordo com seu site.

Dawood é vice-presidente de um dos maiores conglomerados do Paquistão, a Engro Corporation, que tem investimentos em fertilizantes, fabricação de veículos, energia e tecnologia. Segundo a família do empresário, ele e o filho planejaram a viagem para visitar os restos do Titanic. 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Brasil
KTO
KTO