O ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, utilizou uma rede social, neste domingo (3), para criticar a postura do presidente Lula por não se posicionar sobre tragédia ambiental em Maceió, provocada pela mineradora Braskem.
Em seu perfil, Bolsonaro repostou uma mensagem do filho, senador Flávio Bolsonaro, para se solidarizar com às famílias atingidas pelo desastre ambiental e que viviam nos bairros atingidos pela mineração. “Minha solidariedade às famílias que precisaram ser deslocadas em função do eminente desabamento em Alagoas”, colocou o ex-presidente.
Mais ainda, Bolsonaro questiona um posicionamento de Lula quanto ao caso. “A pergunta que fica é: onde está aquele que supostamente deveria estar governando País?”, questiona.
“Enquanto Maceió afunda, Lula faz turismo nos Emirados Árabes. Nas eleições, gosta do Nordeste. Depois das eleições, não sabe nem para que lado fica”, finaliza.
O presidente Lula está em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, participando da COP-28 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2023). Ele foi aconselhado a mostrar preocupação com a situação, que já deixou 55 mil pessoas sem moradia na região da Lagoa Mundaú. O presidente também deve afirmar que vai à região conversar com o governador de Alagoas, Paulo Dantas (MDB), para ações concretas.
Participando de um evento sobre o clima internacional, a preocupação de auxiliares é que Lula pareça indiferente com o evento em Maceió. O colapso já é considerado por especialistas como o maior desastre ambiental em área urbana na história do Brasil.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.