O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já chegou ao edifício da Polícia Federal na tarde desta quarta-feira em Brasília para prestar depoimento no âmbito da investigação sobre as joias e presentes dados pela Arábia Saudita ao então mandatário.
Um aparato de segurança foi montado no local para evitar tumultos, disse uma fonte com conhecimento do assunto, que pediu anonimato uma vez que a PF não revela detalhes da investigação.
Um dos conjuntos de joias sauditas, avaliado em 16,5 milhões de reais e que teria a então primeira-dama Michelle Bolsonaro como destinatária, foi apreendido pela Receita Federal no aeroporto de Guarulhos com um membro de comitiva do governo Bolsonaro que retornava da Arábia Saudita.
Outros dois pacotes de presentes chegaram a ser entregues a Bolsonaro. Todos os conjuntos foram devolvidos pelo ex-presidente por ordem do Tribunal de Contas da União (TCU), após a revelação feita pelo jornal O Estado de S. Paulo de que Bolsonaro tentou recuperar as joias apreendidas pela Receita de forma irregular antes do fim de seu mandato.
Em nota na terça-feira, a defesa de Bolsonaro disse que a entrega dos objetos ao órgão "reitera o compromisso da defesa do presidente Bolsonaro de devolver todos os presentes que o TCU solicitar, cumprindo a orientação do ex-mandatário do país, que sempre respeitou a legislação em vigor sobre o assunto."
Um outro presente, recebido dos Emirados Árabes Unidos -- um fuzil da marca Caracal, modelo CAR 816, calibre 5,56 e uma pistola da mesma marca, modelo 1911, calibre 9x19mm -- foi entregue à Polícia Federal.
Bolsonaro voltou ao Brasil na semana passada após quase três meses nos Estados Unidos. O ex-presidente tem dito que não há nada irregular em relação aos presentes recebidos.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.