Dólar hoje R$ 5,450 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
KTO
KTO
Notícias
03/06/2021 11:51
Brasil

Chuva alaga único hospital de Roraima para casos de Covid

O governo não divulgou se algum paciente agravou o estado de saúde depois do alagamento
Cascata se forma no telhado do HGR / Foto: Reprodução

 O Hospital Geral de Roraima, único público para tratamento de casos grave da Covid-19, alagou, mais uma vez, durante a forte chuva na noite dessa quarta-feira (2), em Boa Vista. Imagens feitas por servidores e acompanhantes de pacientes mostram os doentes nos leitos em meio à água acumulada no corredor por entre as macas.

Em meio ao caos que se instalou na unidade, o secretário de Saúde, Airton Cascavel, foi até o HGR, fez um vídeo selfie de oito segundos e, sem dizer nada, o publicou nas redes sociais com a seguinte legenda: "vivendo o problema de perto no HGR".

Na gravação, Cascavel exibiu pacientes enquanto funcionários da limpeza tentavam conter a água da chuva.

Além do HGR, a Policlínica Cosme e Silva e a única Maternidade do estado, todos de responsabilidade do governo de Roraima, registraram estragos causados pela chuva, com goteiras e vazamentos no teto.

Um vídeo feito no Cosme e Silva, unidade que atualmente atende pacientes que não tem Covid, mostra uma verdadeira cascata de água caindo pela lâmpada, no forro, enquanto pacientes correm para não se molhar.

As imagens flagraram servidores afastando as poltronas dos pacientes e um deles sendo retirado na própria maca. Houve, inclusive, um paciente com soro no braço que saiu do espaço por conta própria.

Em nota, o governo lamentou o alagamento e atribuiu o problema no HGR à Prefeitura de Boa Vista.

"Hospital Geral enfrenta problemas em função do estrangulamento da rede de drenagem, obra que foi executada pela Prefeitura de Boa Vista. A obra de drenagem ficou ainda mais comprometida com a construção da ciclovia que passa em frente ao HGR, causando refluxo e acúmulo de água dentro do hospital".

A prefeitura, por sua vez, disse que "as obras de drenagem da prefeitura não impactam nas goteiras da estrutura do telhado do HGR. As imagens que circularam durante a chuva desta madrugada mostram água caindo do forro".

O estado afirmou, ainda, que "a recuperação no telhado e forro das unidades atingidas pelas fortes chuvas", estão sendo feitas nesta quinta-feira (3). O governo não divulgou, no entanto, se algum paciente agravou o estado de saúde depois do alagamento no HGR.

O governo disse que o atendimento não foi comprometido, uma vez que as equipes agiram rápido para retirar a água da chuva que se acumulou nas unidades e disse que nas "áreas alagadas, os pacientes foram imediatamente remanejados para outro setor, enquanto a manutenção está sendo feita."

Em outubro do ano passado, durante a reinauguração do bloco ‘B’ do HGR, o governo havia informado, que “todos os problemas de goteiras e vazamentos, que ocorrem comumente no período de chuva”, tinham sido resolvidos na unidade, o que não ocorreu.

Fonte: G1

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Brasil