Parte das 94 pessoas, entre funcionários e hóspedes, que estava isolada em um hotel de Jardim Camburi, em Vitória começou a ser liberados para deixar o local neste domingo (30), após testarem negativo para a Covid-19.
O isolamento do grupo foi determinado pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) na sexta-feira (28) após um hóspede indiano testar positivo para a doença.
O governo estadual ainda investiga se a infecção foi provocada pela variante indiana do vírus. Exames do hóspede foram enviados para a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro. A expectativa é de que o resultado seja divulgado nesta semana.
O hóspede infectado está sozinho em um andar do hotel e não há ninguém em outro andar abaixo do dele. Mais dois indianos estão no hotel, mas não testaram positivo para a doença.
Ao todo, estavam no hotel 57 hóspedes, incluindo cinco crianças, e 37 funcionários. A Sesa não informou quantas dessas pessoas já foram liberadas para deixar o local. Contudo, a secretaria explicou que todos elas tiveram o resultado dos dois testes de RT-PCR negativos para a Covid-19.
A Sesa divulgou ainda que o hotel permanece interditado e que os demais hóspedes, que continuam nele, estão sendo monitorados por equipes das vigilâncias sanitárias de Vitória e do estado. Segundo a direção do hotel, esse grupo já fez um teste no sábado (29) e aguarda para fazer um novo teste nesta segunda (31).
Entre os hóspedes que deixaram o hotel está o analista de planejamento Gustavo Baroni Viana. Ele é de Minas Gerais e contou que veio de Belo Horizonte ao Espírito Santo para trabalhar. Na sexta, quando acabou o expediente, veio a frustração de ter que ficar isolado e perder o fim de semana. Após ser liberado, ele decidiu dar um passeio na praia no final da tarde.
"Testes feitos, tudo tranquilo e agora vou curtir o resto da tarde de domingo na praia para continuar as atividades depois", disse Gustavo.
O mesmo fizeram o empresário Philipe Barbosa e a filha dele, Giovana, que também vieram de Belo Horizonte e já foram liberados do hotel.
Para a analista comercial Adriana Bernini, que foi autorizada a sair do isolamento, a sensação é de alívio.
"Muito aliviada, muito. Eu cheguei na terça e deveria ter ido embora na sexta, mas estou indo no domingo. Mas fui muito bem atendida, eles tomaram todas as medidas", disse ela.
Variante indiana
No Brasil, foram confirmados casos da variante no Maranhão, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.
A variante indiana do novo coronavírus, a B.1.617, já foi oficialmente detectada em 49 países e quatro territórios, segundo relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) publicado na última quarta (26).
De acordo com o documento da OMS, a B.1.617 é mais contagiosa em uma comparação inicial com a variante britânica, mas ainda é investigado se ela está relacionada a quadros mais graves de Covid-19 e se ela aumenta o risco de reinfecção.
Fonte: G1
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.