O peão de rodeio, Leonardo Moreira de Paula, de 33 anos, morreu na frente da própria mãe após ser atingido por um raio enquanto mexia no celular durante uma tempestade nesta quinta-feira (21), em Água Clara (MS). De acordo com boletim de ocorrência, o aparelho estava conectado à tomada.
Conforme informado pela mãe da vítima à polícia, Leonardo estava deitado no chão da sala com seu telefone conectado à rede elétrica enquanto usava o aparelho ao mesmo tempo.
Momento em que devido ao mal tempo ele foi atingido por uma descarga elétrica. A mãe ainda conta que Leonardo se levantou e caiu na cama inconsciente, logo vindo a óbito.
O prefeito de Três Lagoas, Angelo Guerreiro, em sua página no Facebook, lamentou a morte do peão. “Ao seu pai, Silvano de Paula, amigo de longa data meu e do Arizon Lopes, a toda a família e amigos, nossos sinceros sentimentos”.
Tempestades por MS
O acidente ocorreu no mesmo dia em que uma série de tempestade atingiram municípios de Mato Grosso do Sul. Segundo a Climatempo, foram registrados ventos de 80 km/h em Dourados e 63 km/h em Ponta Porã.
"A combinação da passagem de uma frente fria com o ar muito quente que está sobre o MS estimula mais nuvens carregadas sobre o estado. Esta frente fria traz ventos frios que desta vez vão conseguir entrar em MS aliviando o calorão. O estado vem sendo um dos locais mais quentes do Brasil desde o início da onda de calor de março, há cerca de 10 dias", relatou a meteorologista da Climatempo, Josélia Pegorim.
Segundo Pegodim, de sexta-feira até domingo, várias regiões do estado vão ter temperaturas máximas abaixo dos 30°C, mas por causa da atmosfera ainda muito quente, existe risco de chuva forte nos próximos dias.
Outros cuidados
Especialistas alertam para cuidados que devem adotados durante tempestades com incidência de raios. Entre elas está o não uso do celular ou equipamentos eletrônicos ligados na tomada. Durante tempestades, é possível que um raio atinja a rede elétrica da casa, gerando uma grande tensão que pode chegar até o celular.
Buscar abrigo em casas ou prédios de alvenaria;
Ficar longe de portas e janelas com grade - condutores de eletricidade;
Não usar celular ou segurar aparelhos eletrônicos ligados à tomada;
Permanecer dentro de automóveis, caso a pessoa esteja na estrada;
Em casos de espaços abertos é recomendável procurar abrigo sempre que o tempo ficar encoberto e não somente quando a chuva cair.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.