O perfil da Câmara dos Deputados no X, antigo Twitter, foi invadido na manhã deste sábado. Uma mensagem com ataques ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi publicada. O post foi feito às 11h09m e excluído poucos minutos após a publicação. Em nota, a assessoria da Câmara afirmou que as autoridades policiais e medidas de segurança foram acionadas e que haverá uma investigação interna.
"O ditador Alexandre de Moraes destrói a democracia. Estão planejando um golpe de Estado orquestrado pelo Alexandre e por Lula. Serei caçado, mas estou lutando contra", diz o texto. A mensagem marca os perfis do ex-presidente Jair Bolsonaro, do vereador Carlos Bolsonaro, do pastor Silas Malafaia e do influencer Monark.
O texto foi publicado dois dias depois da operação da Polícia Federal, autorizada por Moraes, que atingiu Bolsonaro e aliados. A investigação apura a participação do ex-presidente e seu entorno em uma trama golpista.
A Polícia Federal realizou na quinta-feira uma operação para apurar organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção de Jair Bolsonaro (PL) no poder.
Na mesma operação, o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, foi alvo de um mandado de busca e apreensão em operação da Polícia Federal. Os policiais encontraram na residência dele um revólver com o registro vencido e uma pepita de ouro de 39 gramas, que não tinha origem declarada. Com isso, ele acabou sendo preso em flagrante por posse ilegal de arma e usurpação de bens da União. Ontem, sua foi convertida em preventiva.
Janja hackeada
Em dezembro, o perfil da primeira-dama Janja Lula da Silva no X foi invadido. Cerca de uma hora depois, as mensagens com ataques e ofensas foram apagadas. A Polícia Federal investiga o caso e cumpriu mandados de busca e apreensão contra suspeitos.
Leia a nota da Câmara dos Deputados sobre o ocorrido:
A conta oficial da Câmara dos Deputados no X foi hackeada na manhã deste sábado, 10, e postada uma mensagem injuriosa.
Menos de 15 minutos depois, o texto foi apagado e imediatamente trocada a senha de acesso para que novos ataques cibernéticos não sejam realizados.
As autoridades policiais e medidas de segurança foram acionadas. A Câmara dos Deputados também fará uma investigação interna.
Estamos empenhados na melhoria contínua dos nossos processos de segurança para evitar que novos episódios como esse voltem a ocorrer.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.