A Toyota anunciou que fechará sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP) até o final de 2023. Inaugurada em 1962, esta unidade é histórica não apenas por ter sido sua primeira fábrica construída no Brasil, mas por ter sido a primeira linha de montagem da Toyota fora do Japão.
A unidade foi criada para produzir o Toyota Bandeirante. E assim o fez até 2001. Desde então, além de ter sido a sede administrativa da empresa (transferida para Sorocaba em 2021), a fábrica produzia componentes destinados às demais fábricas da empresa no Brasil, Argentina e Estados Unidos, além de peças de reposição para carros fora de linha.
A unidade produz desde peças da suspensão da Hilux argentina a peças de estamparia dos Corolla e Corolla Cross fabricados em Indaiatuba e Sorocaba (SP), além de componentes internos dos motores fabricados em Porto Feliz (SP) e nos Estados Unidos.
Toda essa operação será transferida, gradualmente, para as outras fábricas da Toyota no Estado de São Paulo a partir de dezembro de 2022 com conclusão prevista para novembro de 2023.
A fabricante japonesa garante que todos os 550 funcionários da fábrica de São Bernardo do Campo terão oportunidade para trabalharem nas outras fábricas.
Fonte: Quatro Rodas
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.