Dólar hoje R$ 5,511 Arapiraca, AL 20ºC Parcialmente nublado
KTO
KTO
Notícias
12/12/2021 12:15
Entretenimento

Cláudio Rios fará show no Palácio do Planalto em homenagem ao Dia do Forró

O Dia do Forró, celebrado nesta segunda-feira (13), é em homenagem ao Rei do Baião, Luiz Gonzaga, nascido em 1912
/ Foto: Reprodução
Redação com Gazetaweb

 Em comemoração ao Dia do Forró, 13 de dezembro, o artista Cláudio Rios cantará no salão nobre do Palácio do Planalto, em Brasília, a convite do presidente Jair Bolsonaro. A data será celebrada poucos dias após o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) decidir, de forma unânime, que a expressão artística de origem nordestina é patrimônio imaterial brasileiro.

O Dia do Forró, celebrado amanhã, é em homenagem ao nascimento do Rei do Baião Luiz Gonzaga, nascido em 1912.

Em um vídeo encaminhado à Gazetaweb, Cláudio Rios agradece a oportunidade de poder prestigiar esse gênero musical, que atrai públicos diversos, ao passo que se alegra pelo fato de estar ao lado, amanhã, do presidente Jair Bolsonaro; do ministro do Turismo, Gilson Neto; e do senador Fernando Collor.

"Quero dividir com vocês este momento de muita alegria. Vou estar amanhã, às 16h, no Palácio do Planalto, comemorando o aniversário de Luiz Gonzaga e recebendo o título 'Forró como patrimônio cultural do Brasil'. Fiquei muito feliz e estarei lá, representando o Estado de Alagoas, representando o nosso forró, ao lado de Gilson Neto, nosso ministro; Bolsonaro, nosso presidente; e do nosso senador, Fernando Collor. Vai ser um prazer muito grande representar a nossa gente, o nosso povo e nosso forró. Vamos mexer o xerém".

O processo para o reconhecimento do gênero musical como patrimônio começou em 2011, durante reunião extraordinária do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Iphan, que considerou o forró um supergênero, agrupando ritmos e expressões musicais diversas, como o baião, xote, xaxado, chamego, miudinho, quadrilha e arrasta-pé.

O estudo aprovado foi iniciado em 2019 e envolveu os nove Estados do Nordeste, além do Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo. O pedido de reconhecimento foi encaminhado ao Iphan, pela Associação Cultural Balaio Nordeste, de João Pessoa, na Paraíba.

 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Entretenimento