Dólar hoje R$ 5,803 Arapiraca, AL 29ºC Parcialmente nublado
Notícias
13/11/2024 13:10
Entretenimento

História da sanfona de oito baixos ganhará filme com gravações em Arapiraca

Projeto destaca músicos locais e é apoiado pela Lei Paulo Gustavo e pela prefeitura de Arapiraca
Cineastas chegam em Arapiraca dia 1º de dezembro / Foto: Reprodução
Tribuna Hoje

A história da sanfona de oito baixos em Alagoas será contada em um longa metragem que começa a ser filmado em Maceió e Arapiraca.

O filme vai homenagear a sanfona de oito baixos e os principais instrumentistas do estado, contando a trajetória de sucesso iniciada com Gerson Filho até Hermeto Pascoal. O enredo também homenageará a cidade de Arapiraca, considerada o berço da sanfona dos oito baixos no estado.

De acordo com um dos diretores, José Bial, o filme tem a proposta de mostrar a história dos principais nomes responsáveis pela difusão dos oito baixos no estado e mostrar músicos que mantiveram a tradição viva e lutam contra a extinção de uma tradição alagoana, que é importante para a construção do forró no estado.

“Iremos homenagear o forró de Alagoas, contando a história desde Gerson Filho até Hermeto Pascoal e os atuais tocadores, que serão personagens do filme: Joelson dos Oito Baixos, Vavá dos Oito Baixos, Negão dos Oito Baixos, Teimosinho dos Oito Baixos, do Robertinho, que é filho de Gerson Filho, e o Luís Calixto, que é filho de José Calixto.

Segundo Paulo Poeta, da Kalunga Filmes - uma das produtoras do longa, a obra cinematográfica possui extrema relevância para a cultura alagoana, pois documenta uma arte que luta para se manter viva e possui poucos representantes em Alagoas que ainda tocam a sanfona dos oito baixos.

Serão mostrados personagens que lutam para manter a memória cultural viva e que irão ser reunidos em uma apresentação histórica onde tudo começou: na feira de Arapiraca.

A gravação em Arapiraca começa no próximo dia 1º de dezembro, com um time de peso, a começar pela direção do filme, que conta com José Bial. Ele é filho do jornalista Pedro Bial e neto de um dos grandes cineastas do país, o alagoano Cacá Diegues e de Nara Leão, um dos ícones da Bossa Nova brasileira.

A co-direção cinematográfica é assinada pelo ator e mestre em cultura popular, o alagoano Chico de Assis.

Também compõem o time o cineasta Mário Ramires, da Marola Produções, o ator Paulo Poeta, da Kalunga Filmes, além da fotografia assinada por Henrique Oliveira, da Panan Filmes.

O filme possui patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, do Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Cultura, e da Prefeitura de Arapiraca.

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Entretenimento
KTO
KTO