Além do efetivo serviço destinado a garantia da ordem pública, prestando segurança à população, a Polícia Militar possui valiosíssimas contribuições para a sociedade de forma geral. Seja com apresentações culturais através da Banda de Música ou por meio dos esportes e ações sociais, a Corporação também vai além com talentos natos na literatura e outras áreas formativas. Um dos exemplos mais recentes é a escolha de um de seus oficiais para integrar a Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileira - Núcleo Alagoas (ALANE/AL).
Após cumprir todos os requisitos necessários, o tenente Leonardo Jordão, que atua na Diretoria de Apoio Logístico (DAL), tomará posse na ALANE Alagoas na próxima terça-feira, dia 03 de novembro, durante uma solenidade que será realizada de forma virtual tendo em vista o período pandêmico existente na atualidade. A cerimônia também vai celebrar os 25 anos da criação da instituição.
O tenente Jordão escreve desde quando tinha 15 anos de idade, quando ainda estava cursando o Ensino Médio, mas nos últimos anos após ter ingressado na Corporação tem se dedicado ainda mais ao mundo da poesia. Na Bienal Alagoana de 2013, o militar publicou o seu primeiro livro pela editora Viva que é intitulado “Sentimentos Pesados”. A obra é uma coletânea de textos que versam sobre a sentimentalidade em seus mais variados aspectos, que falam sobre o tempo, o amor, a vida, a loucura, e muitos outros assuntos.
Já em 2017, também durante a Bienal Internacional, o policial publicou o livro “Militância Poética”, pela editora Autografia. Na obra, o oficial amplia as possibilidades narrativas das tão distintas manifestações de que se compõe a vida humana. “Com inspiração e competência de poeta, retratei em versos o cotidiano, abordando, de forma sensível, aspectos fundamentais da existência humana. Uma antologia repleta de sentimentos, percepções e lembranças”, afirmou o tenente Jordão.
Foram essas duas obras, que inclusive podem ser adquiridas por meio de sites na internet, que gabaritaram o oficial da PM-AL a fazer parte da ALANE. “Jordão foi aprovado por unanimidade de votos tendo em vista ter preenchido todos os requisitos exigidos. Nós temos 42 cadeiras e a seleção se dá através de análise curricular (literária ou artística) após a indicação de um membro efeito e a aprovação da diretoria”, afirmou a atual presidente do núcleo alagoano da instituição, Nara Núbia de Melo Sá.
Nara Núbia de Melo Sá, presidente da ALANE/Alagoas
Para o tenente, a posse na ALANE vai ajudar bastante na experiência enriquecedora de estar em contato com mais escritores e artistas. Ele também enalteceu a importância do valor que a escolha traz para a Corporação. “Serve para mostrar à população alagoana que a PM-AL é uma Corporação policial que tem muita gente talentosa, nas mais variadas formas. É importante essa visão de que o homem por trás da farda é um cidadão que tem muitas potencialidades e pode servir a sociedade de diversas maneiras”, finalizou o oficial.
Outras quatro personalidades também tomarão posse na ALANE Alagoas. São eles: André Aprígio, Gigi Acioly, Mirian Monte e Sebastiana Amorim.
ALANE
A Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro possui sede em Recife e núcleos nas outras capitais da região. Tem três categorias de membros em seus quadros: sócio correspondente, sócio honorário e sócio efetivo. Em Alagoas, a ALANE foi criada há 25 anos e hoje mantém reuniões mensais que têm acontecido nas primeiras terças-feiras de cada mês.
A instituição reúne escritores, poetas, artistas plásticos, escultores, pintores, fotógrafos, cineastas, dramaturgos, enfim, toda e qualquer forma que englobe letras e artes. O objetivo dela é fomentar, difundir as letras e as artes no Estado, na região Nordeste, e até mesmo no Brasil.
Serviço:
Posse de novos membros na ALANE/Alagoas
Data: 03 de novembro de 2020
Horário: 19h30, através do Google Meet
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.