Considerada a primeira causa de morte por câncer na população feminina no país, o câncer de mama é uma doença causada pelo desenvolvimento anormal das células da mama, que se multiplicam repetidamente até formarem um tumor maligno capaz de atingir outros órgãos.
De acordo com dados mais recentes divulgados pelo Ministério da Saúde, o estado de Alagoas deve registrar 690 novos casos da neoplasia apenas no ano de 2023, sendo que 73.610 novos casos são projetados em todo o Brasil, neste mesmo período.
“A campanha Outubro Rosa cumpre um papel importantíssimo, que é o de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promovendo conscientização sobre a doença e proporcionando maior acesso ao diagnóstico precoce, que salva vidas. Mesmo que a luta seja diária, ter um mês inteiro dedicado a esse tema é muito importante”, destaca a ginecologista da Hapvida NotreDame Intermédica, Dra. Cláudia Pinto.
Quando os sintomas não devem ser ignorados
Nódulo na mama ou nas axilas, vermelhidão ou saída de secreção pelo mamilo e irregularidades ou retrações na pele da mama são alguns dos principais sintomas do câncer de mama. A médica alerta, no entanto, que a patologia também pode ser assintomática em estágios iniciais.
“Por isso é importante que cada mulher olhe, apalpe e sinta suas mamas com frequência. Conhecer o próprio corpo é fundamental e pode contribuir para a detecção de alterações suspeitas”, emenda a especialista ao explicar que o autoexame, apesar de importante, não substitui a realização dos exames anuais de rotina, incluindo a mamografia. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomenda a realização do rastreamento a partir dos 40 anos de idade, principalmente em casos de elevada predisposição hereditária.
O que a mulher pode fazer para se cuidar
Além da genética, os outros fatores de risco que contribuem para o aparecimento do câncer de mama são: obesidade, sedentarismo, fumo e alcoolismo. “Assumir hábitos de vida saudáveis é fundamental para que o organismo como um todo funcione melhor. O controle do peso e a prática de atividades físicas influenciam positivamente na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer”, conclui.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.