O mês de agosto ainda não acabou e o Ministério da Saúde (MS) já registrou mais de 4,2 mil casos confirmados de varíola dos macacos (monkeypox) nos estados. Desse total, 138 foram notificados na região Nordeste, sendo dois em Alagoas.
De acordo com os dados reunidos pelo MS, Alagoas tem 83 casos em investigação de monkeypox, ocupando a sexta colocação no Nordeste. Com menos, a sequência mostra o Rio Grande do Norte (72); Maranhão (35), Paraíba (51), Piauí (47) e Sergipe (14). Com mais registros suspeitos do que o estado alagoano estão a Bahia (84), Ceará (208) e Pernambuco (287).
Os casos positivos em Alagoas são do sexo masculino, tendo como municípios de residência Maceió e Murici, com idade de 35 e 25 anos, respectivamente. Até quinta-feira (25), 23 municípios apresentavam casos suspeitos da doença.
Os sinais e sintomas da varíola dos macacos, em geral, incluem: erupções cutânea ou lesões de pele; adenomegalia – linfonodos inchados (ínguas); febre; dores no corpo; dor de cabeça; calafrio e fraqueza.
Fonte:Gazetaweb
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.