O total de vítimas de acidentes de trânsito atendidas no Hospital de Emergência do Agreste (HEA), durante o período de festas juninas, aumentou em 2023. Em comparação com o ano passado, a unidade registrou uma alta de 14,6%.
Os dados mostram que o hospital atendeu 4.305, em 2022, pessoas durante o mês de junho, sendo que 844 foram vítimas de acidentes de trânsito (538 casos com motocicletas). No mesmo período deste ano, o HEA somou 4.821 atendimentos. Deste total, 968 foram vítimas de acidentes de trânsito, dos quais 595 estavam relacionados a motocicletas.
Análise ressalta ainda que a maioria dos pacientes nestes casos são homens entre 15 e 30 anos, que não têm o hábito de usar capacete, estavam em excesso de velocidade e, na maioria dos casos, fizeram ingestão de álcool. No caso dos acidentes envolvendo carros, os feridos não estavam fazendo uso de cinto de segurança, também havia excesso de velocidade e estavam sob o efeito de álcool.
O levantamento também aponta que, quanto a queimaduras, o número de pacientes feridos também aumentou no mês dedicado às festas juninas. No ano passado foram assistidas 36 vítimas de queimaduras provocadas por diferentes motivos, como líquido quente, descarga elétrica, fogos de artifício, fogueira ou acidente de trabalho. Já no mesmo período deste ano, foram 48 acolhimentos a vítimas de queimaduras.
Com relação às agressões, durante o mês de junho de 2022 os profissionais de saúde do HEA atenderam 109 vítimas, sendo 69 por agressão corporal, 25 por arma branca e 15 por arma de fogo. Já de 1º a 30 do mês passado, foram 50 vítimas de agressão corporal, 42 por arma branca e 15 por arma de fogo, totalizando 108 atendimentos.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.