Dólar hoje R$ 5,507 Arapiraca, AL 30ºC Tempo limpo
Notícias
27/03/2023 19:50
Saúde

Doenças causadas pela má alimentação: saiba quais são elas

Saiba quais são as doenças causadas pela má alimentação e como preveni-las. Conheça dicas para uma dieta equilibrada e saudável. Leia mais aqui!
Doenças causadas pela má alimentação: saiba quais são elas / Foto: Reprodução
Reprodução

Você já se perguntou sobre quais são as doenças causadas pela má alimentação? Para entender um pouco melhor sobre o assunto, basta continuar a sua leitura nos parágrafos seguintes!

Não há como negar que se alimentar de forma inadequada só traz prejuízos para a nossa saúde e bem-estar geral.

No entanto, você saberia dizer quais são as doenças causadas pela má alimentação? Ainda que muito se fale sobre o quão prejudicial isso é, poucas são as pessoas que sabem dizer quais são as consequências.

Mas, entender sobre quais são as doenças causadas pela má alimentação é uma das formas de combater esse mal que tem sido cada vez mais frequente e constante.

A má alimentação pode causar diversos problemas de saúde, desde obesidade até doenças crônicas, por exemplo.

Por isso, no artigo de hoje, iremos falar sobre os principais detalhes que permeiam esse assunto. Então, sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que é má alimentação?

Em suma, a má alimentação nada mais é que um termo muito comum para descrever uma dieta inadequada e desequilibrada, a qual pode ser prejudicial à saúde.

Uma alimentação inadequada ocorre quando há um consumo excessivo de alimentos com pouco valor nutricional ou com alto teor de açúcares, gorduras saturadas, sódio e aditivos químicos.

Isto é, uma dieta desequilibrada é aquela que não fornece todos os nutrientes necessários ao organismo para manter a saúde em dia.

A grande questão nisso tudo é que esses problemas podem resultar em carências nutricionais, como deficiência de vitaminas e minerais.

Além disso, pode aumentar o risco de desenvolvimento de diversas doenças, como obesidade, diabetes, hipertensão, doenças cardiovasculares, entre outras.

A depender da forma com que o paciente se alimenta, é necessário procurar por um gastroenterologista, de modo que ele possa averiguar o seu caso e indicar um tratamento adequado.

Em contrapartida, a alimentação saudável e equilibrada deve incluir alimentos frescos e naturais, como frutas, verduras, legumes, grãos integrais e proteínas magras.

Contudo, ainda existe a necessidade de controlar o consumo de açúcares, gorduras e sódio, até mesmo para evitar algum problema mais grave de saúde.

Ainda devemos mencionar que cada pessoa tem necessidades nutricionais individuais. Por conta disso, o mais adequado é consultar um profissional.

Dessa forma, ele irá avaliar as suas necessidades e indicar as mudanças necessárias para alcançar uma alimentação mais saudável.

Quais são as principais doenças causadas pela má alimentação?

Existem diversas doenças causadas pela má alimentação. No entanto, dentre as principais delas, mencionamos as seguintes:

Diabetes tipo 2

O diabetes tipo 2 é uma das principais doenças causadas pela má alimentação. Quem tem o hábito de manter uma dieta nutricional ruim, as chances são bem grandes de desenvolver esse problema.

Em suma, a diabetes ocorre quando o corpo se torna resistente à insulina ou não produz insulina suficiente para regular o açúcar no sangue.

Isso quer dizer que manter uma dieta rica em açúcares é uma das principais causas do diabetes tipo 2.

Doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares, como a hipertensão arterial e a doença coronariana, também podem ser causadas pela má alimentação.

O consumo excessivo de sódio está associado ao aumento da pressão arterial, o que pode levar a problemas cardíacos.

Obesidade

Também não temos como falar sobre as doenças causadas pela má alimentação e não mencionar a obesidade, haja vista que é um dos problemas mais comuns de acontecer.

Basicamente, ela ocorre quando há acúmulo excessivo de gordura no corpo, na grande maioria das vezes em decorrência do consumo exagerado de alimentos ricos em calorias.

A questão nisso tudo é que a obesidade pode ser o estopim para diversos outros problemas, como dor nas costas, dor nas articulações, problemas respiratórios etc.

Câncer

Hoje em dia, já existem diversas evidências que comprovam que a má alimentação também está relacionada ao câncer.

Consumir uma dieta rica em gorduras e açúcares aumenta o risco de desenvolver certos tipos de câncer, como o câncer de cólon e o câncer de mama.

Distúrbios alimentares

A má alimentação também pode levar a distúrbios alimentares, como a anorexia e a bulimia, problemas que são bem graves e exigem um tratamento bem específico.

Esses transtornos se caracterizam por comportamentos alimentares extremos, sendo que eles podem levar a graves problemas de saúde física e mental.

Gastrite

Para quem não sabe, a gastrite é um tipo de inflamação que pode ser aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do nosso estômago.

Trata-se de um problema que tende acometer pessoas que costumam fazer poucas refeições ao dia, mas com um volume de alimentos muito grande.

Colesterol alto

Na verdade, o aumento do colesterol no nosso sangue pode surgir devido algum bloqueio nas artérias e veias do nosso corpo, algo capaz de fazer com que o paciente tenha algum infarto ou derrame.

Mas, o colesterol pode surgir de duas formas: do nosso próprio organismo ou mesmo por meio dos alimentos que ingerimos.

O nosso próprio corpo produz colesterol, mas quando temos uma alimentação ruim, a produção se torna muito elevada, trazendo grandes problemas.

Dentre alguns dos alimentos que podem levar ao aumento do colesterol, podemos mencionar os seguintes:

  • Leite integral;
  • Manteiga;
  • Margarina;
  • Creme de leite;
  • Bacon;
  • Queijos amarelos.

Quando você consome esses alimentos em uma quantidade muito elevada, acaba que isso pode fazer com que haja aumento dos níveis de colesterol em nossa circulação sanguínea.

Osteoporose

Uma das doenças causadas pela má alimentação é a osteoporose, algo que tende a ser ainda mais comum em mulheres e pessoas mais velhas.

Podemos relacionar essa doença a uma dieta pobre, que preza apenas pela ingestão de carnes, gorduras e açúcar refinado.

Manter uma dieta pobre pode até enfraquecer os ossos, aumentando os riscos de lesões, fazendo com que seja necessário se consultar com um ortopedista especialista em ombro, quadril, joelho etc.

Para evitar essa doença, o mais adequado é diminuir o consumo em excesso dos alimentos que citamos acima.

Além disso, procure aumentar a ingestão de alimentos que são ricos em cálcio, já que eles fortalecem os ossos e previne a osteoporose.

Anemia

A anemia também é uma das doenças causadas pela má alimentação, sendo que a principal razão é a falta de ferro no organismo.

Essa é uma condição grave, a qual requer uma grande mudança nos hábitos alimentares. Para resolver o problema, o ideal é que o paciente passe a aumentar o consumo de:

  • Fígado;
  • Feijão;
  • Alimentos integrais;
  • Espinafre;
  • Rúcula;
  • Vegetais verdes escuros no geral.

Em pessoas adultas, é bem comum a anemia ter alguma relação com dietas mais restritivas para poder emagrecer, algo que evita a absorção adequada de alguns nutrientes e o funcionamento adequado dos órgãos.

Insônia e dificuldade para respirar

As doenças causadas pela má alimentação costumam afetar de forma direta a nossa qualidade de vida, fazendo com que a pessoa tenha insônia e dificuldade para respirar.

Esse tipo de problema costuma ter uma relação com o excesso de gordura na região do pescoço e do tórax.

Quando isso acontece, acaba pressionando a faringe, que é o canal por onde passa o ar, fazendo com que o indivíduo tenha dificuldade para respirar e sofrer com insônia e roncos pela noite.

Se esse for o caso, a melhor coisa a se fazer com certeza é melhorar a alimentação, de modo a controlar o peso corporal e ainda diminuir a gordura acumulada.

Alergia alimentar

De forma resumida, a alergia alimentar nada mais é que uma reação inflamatória do nosso corpo, algo que pode resultar em sintomas como vermelhidão e coceira na pele.

Mas, a depender da intensidade do problema, o paciente ainda pode ter inchaço nos lábios, nariz entupido, diarreia, prisão de ventre e placas avermelhadas na pele.

Esse problema pode afetar todo o nosso corpo, podendo fazer até mesmo com que o paciente utilize uma pomada para alergia nas axilas, rosto, braços, pernas, barriga etc.

No geral, os sintomas para a alergia costumam surgir depois que o paciente tem contato com alguma substância específica que está presente no alimento ou bebida.

Geralmente, os sintomas de alergia alimentar costumam ser leves e tendem a passar depois de algumas horas depois do uso de algum medicamento.

Mas, se porventura a reação do organismo for muito grave, os sintomas podem até mesmo colocar a vida do paciente em risco.

Isso acontece porque pode ocorrer falta de ar devido a obstrução dos canais respiratórios. Nesse caso, é preciso procurar pelo médico o quanto antes.

Como prevenir doenças causadas pela má alimentação

Existem sim algumas formas de evitar doenças causadas pela má alimentação. Dentre algumas ações, podemos mencionar as seguintes:

Coma alimentos integrais

Alimentos integrais são aqueles que não foram processados ou refinados. Eles são ricos em nutrientes e podem ajudar a prevenir uma série de problemas de saúde.

Alguns exemplos de alimentos integrais incluem frutas, verduras, grãos integrais, nozes e sementes.

Evite alimentos processados

Alimentos processados são aqueles que foram modificados em algum grau antes de chegar à sua mesa, sendo que eles podem ocasionar em um grande mal para sua saúde geral.

Alguns exemplos incluem refrigerantes, fast food, salgadinhos e doces, que são alimentos que as pessoas costumam consumir com bastante frequência.

Esses alimentos são, na maior parte das vezes, ricos em açúcares, gorduras saturadas e calorias vazias.

Modere o consumo de açúcar e sal

O açúcar e o sal devem ser consumidos com moderação, pois o excesso desses ingredientes pode levar a uma série de problemas de saúde.

Sendo assim, a nossa dica é que você tente limitar o consumo de açúcares adicionados e salgadinhos processados.

Cozinhe em casa

Cozinhar em casa é uma ótima maneira de controlar os ingredientes e nutrientes da sua comida. Afinal de contas, você pode escolher ingredientes saudáveis e evitar aditivos e conservantes nocivos.

Beba água

Uma das melhores maneiras de evitar as doenças causadas pela má alimentação é justamente por meio da hidratação.

Afinal de contas, a água é essencial para a saúde de todo o corpo como um todo, inclusive para evitar certas doenças.

Sendo assim, tenha a certeza de beber bastante água todos os dias para manter seu corpo hidratado e saudável.

Exercite-se

Por fim, não há como falar sobre como evitar as doenças causadas pela má alimentação e não citar os exercícios físicos, certo?

Até mesmo porque eles contribuem para regular o nosso corpo como um todo, oferecendo uma grande melhora geral.

Mas, antes de começar a prática de exercícios físicos, procure se consultar com o seu médico ou mesmo com um dermatologista que trata câncer de pele, ainda mais se já houve casos em sua família.

Afinal de contas, o contato direto com o sol, sem os devidos cuidados, pode sim aumentar as chances de desenvolver essa doença.

Como saber se estou me alimentando da forma correta?

Para ter certeza se está se alimentando da forma correta, é fundamental manter uma dieta equilibrada e variada.

Isso significa consumir alimentos de todos os grupos alimentares, incluindo proteínas (carnes, peixes, ovos, legumes), carboidratos (arroz, pão, massas), frutas e verduras.

Além disso, procure manter a ingestão de gorduras boas (como azeite de oliva, abacate) e controlar o consumo de açúcares e sódio. 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO