Com a chegada do período chuvoso, é comum o aumento no número de pessoas com resfriados, gripes e doenças respiratórias. Os sintomas gripais são muito parecidos em relação aos sintomas do Coronavírus (Covid-19).
Por conta disso, a orientação da coordenadora do Serviço de Epidemiologia do Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, Ana Lúcia Lima, recomenda que as pessoas com viroses gripais fiquem em suas residências por um período de mais de dez dias.
"Caso a pessoa tenha viajado para outro estado ou país, é importante que um familiar faça contato por telefone com o setor de saúde mais próximo da residência, a fim de que seja agendado o atendimento com um especialista para monitorar o caso", frisa Ana Lúcia Lima.
Precauções
A coordenadora do Serviço de Epidemiologia do HE do Agreste reforça que as pessoas devem continuar com as medidas de precaução em suas casas.
Em relação ao uso de máscaras cirúrgicas, Ana Lúcia Lima diz que somente os portadores do diabetes, asma, pressão alta, doenças cardíacas, pessoas em tratamento de câncer ou com imunidade baixa, e profissionais de saúde é que devem utilizar esse equipamento de proteção individual.
Ela cita hábitos que devem ser constantes, a exemplo da lavagem das mãos frequentemente com água e sabão e utilizar substância à base de álcool a 70; tirar os sapatos antes de entrar nos cômodos das residências; manter as crianças em casa e sair somente em casos de extrema necessidade como medidas corretas para a prevenção do Coronavírus.
"Nos próximos quinze dias, esses cuidados serão fundamentais para que possamos evitar uma infestação comunitária e prevenir ainda mais a doença ", completou.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.