Dólar hoje R$ 5,511 Arapiraca, AL 17ºC Parcialmente nublado
KTO
KTO
Notícias
17/04/2020 11:29
Saúde

HEA em Arapiraca treina equipes para atendimento a possíveis casos de Covid-19

Desde o início da pandemia do novo coronavírus, o Hospital de Emergência do Agreste vem redobrando os cuidados na assistência aos pacientes e aos profissionais de saúde
Diariamente, as equipes do HE do Agreste são treinadas para o enfrentamento ao coronavírus / Foto: Davi Salsa/Ascom/HEA
Redação com assessoria

Unidade referência em todo o interior de Alagoas no atendimento a vítimas de traumas, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, vem redobrando, desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), os cuidados na assistência aos pacientes e aos profissionais de saúde.

Com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), o hospital implantou recentemente sete leitos de alta complexidade para tratamento intensivo a casos suspeitos de pacientes com a doença.

O HE do Agreste também disponibilizará, nos próximos dias, 20 leitos clínicos para ampliar a rede que o governo de Alagoas vem ofertando à população interiorana para o enfrentamento à pandemia.  

Para tanto, a direção do hospital fez estrutura completa em uma das áreas de internação para o tratamento de Covid-19, obedecendo o que preconiza o Organização Mundial da Saúde (OMS), Ministério da Saúde e Sesau.

Atualizações permanentes

Por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, entre outros profissionais de saúde, estão realizando treinamentos específicos diários.

Segundo revela o coordenador do núcleo, enfermeiro Jean Marinho, desde o início da pandemia que o HE do Agreste vem produzindo protocolos internos, com vistas ao surgimento de situações específicas no enfrentamento à Covid-19.

Dentre os cursos realizados diariamente pelos profissionais de saúde, por meio do NEP, o enfermeiro Jean Marinho cita a unificação dos procedimentos e treinamentos voltados para intubação de sequência rápida, oxigenoterapia, paramentação e desparamentação para evitar a contaminação na retirada dos equipamentos de proteção individual, os EPIs.

“O isolamento social deu margem para que pudéssemos produzir novos protocolos, treinar os profissionais de saúde e preparar as equipes no enfrentamento à doença”, explica Marinho.

Ele diz que os treinamentos diários estão sendo feitos com o apoio das coordenações setoriais, na multiplicação das informações, e da equipe gestora do HEA, que tem à frente a fonoaudióloga Barbara Albuquerque.

Os treinamentos das equipes acontecem diariamente no HE do Agreste, em Arapiraca / Foto: Davi Salsa/Ascom/HEA

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde