Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Notícias
01/05/2023 13:52
Saúde

O que é e o que faz o pneumologista

O pneumologista em Uberlândia é um profissional de grande importância para a nossa saúde. Neste artigo, veja sua função e como ele atua.
Reprodução

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as doenças respiratórias são responsáveis por um grande número de morbidade e mortalidade no Brasil. Muitas delas estão relacionadas com a área da pneumologia e, por isso, os profissionais da área estão presentes em hospitais em Uberlândia e no Brasil todo. Saiba mais sobre esta especialidade médica!

A função de um pneumologista em Uberlândia

O pneumologista em Uberlândia é o médico especialista em doenças respiratórias, que se dedica ao diagnóstico, tratamento e prevenção de problemas que afetam os pulmões, bem como as vias aéreas e a respiração como um todo.

Formação

Para se tornar um pneumologista, é necessário ter concluído o curso de graduação em Medicina, obviamente, que dura em média de 6 anos. Após a graduação, o médico interessado em se especializar em pneumologia deve cursar uma residência médica em pneumologia, o que pode levar até 3 anos.

Durante a residência médica em pneumologia, o profissional passa por treinamento prático e teórico em diversos aspectos da especialidade, como diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias, técnicas de exames respiratórios e interpretação de exames de imagem. Assim, fica apto para atender na área.

As principais doenças pneumológicas

Entre as principais doenças pneumológicas atualmente, a asma vem ganhando destaque. É uma das doenças respiratórias mais comuns no Brasil, afetando cerca de 10% da população e estima-se que cerca de 20% dos casos no país estejam mal controlados ou sem controle.

Outra preocupação é a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), também bastante comum no Brasil, afetando cerca de 7,5% da população. A DPOC é mais prevalente em fumantes e ex-fumantes, e é responsável por uma grande carga de morbidade e mortalidade no país.

Já a tuberculose, por sua vez, continua sendo depois de muito tempo um importante problema de saúde pública por aqui, com aproximadamente 70 mil casos novos por ano. A tuberculose é mais comum em pessoas em situação de vulnerabilidade social, como moradores de rua, detentos, indígenas e pessoas com HIV/AIDS.

O câncer de pulmão consiste em um dos tipos de câncer mais comuns no Brasil, sendo responsável por cerca de 13 mil mortes por ano. O tabagismo é o principal fator de risco para o desenvolvimento do câncer de pulmão.

A apneia do sono, para fechar exemplos de doenças relacionadas à pneumologia, é uma enfermidade respiratória cada vez mais comum, principalmente em pessoas com obesidade, hipertensão arterial e diabetes. Estima-se que cerca de 30% da população adulta brasileira tenha algum grau de apneia do sono.

Algumas doenças podem ser tratadas em conjunto com outros especialistas, como cardiologista em Uberlândia e obstetra em Uberlândia.

Tratamentos realizados

O tratamento da pneumologia varia conforme o tipo e gravidade da doença, mas alguns dos principais tratamentos são:

  • Tratamento medicamentoso: a maioria das doenças respiratórias é tratada com medicamentos, sendo os principais broncodilatadores, corticoides, antibióticos, antifúngicos e imunomoduladores. O medicamento específico depende do tipo e da gravidade da doença.
  • Oxigenoterapia: a oxigenoterapia é usada com pacientes que apresentam dificuldade respiratória, e consiste na administração de oxigênio por meio de um aparelho chamado concentrador ou cilindro de oxigênio.
  • Fisioterapia respiratória: a fisioterapia respiratória consiste em um conjunto de técnicas que ajudam a melhorar a função respiratória, como exercícios de respiração, tosse assistida e vibração torácica.
  • Ventilação mecânica: a ventilação mecânica está presente em casos graves de insuficiência respiratória, quando o paciente não consegue respirar sozinho. Nesse caso, um ventilador mecânico é utilizado para ajudar na respiração.
  • Cirurgia torácica: a cirurgia torácica é feita quando há lesões pulmonares ou quando outros tratamentos não são eficazes. Existem várias técnicas cirúrgicas, como a lobectomia e a pneumonectomia, que executam a remoção de parte ou de todo o pulmão.
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO