Pelo quinto dia seguido, Alagoas não registra óbitos por Covid-19. A informação consta no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) desta segunda-feira (19), que traz a notificação de oito novos casos da doença. A queda dos números é comemorada, mas com cautela. Infectologistas apostam que a pandemia, declarada em março de 2020, está perto de chegar ao fim.
Segundo a Sesau, oficialmente, há 320.839 casos confirmados e 7.121 óbitos provocados pela Covid-19 em Alagoas. Outros 839 casos estão em investigação. No último domingo (18), não houve registro de novas infecções e mortes.
Ao avaliar os dados desde o início da pandemia, Arapiraca, Marechal Deodoro e Pilar registram as maiores taxas de incidência (por 100.000 habitantes) da Covid-19, sendo, respectivamente, 16,6 mil; 16 mil e 14,2 mil.
Em relação à frequência dos óbitos confirmados, segundo comorbidade e fator de risco, aparecem diabetes, hipertensão arterial e cardiopatia entre as doenças mais relatadas.
Já a taxa de ocupação de leitos exclusivos para pacientes com Covid-19 e Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) está em 11% da UTI (quatro de 35 leitos) e de 4% (6 de 143) das vagas gerais disponibilizadas.
No último dia 14, o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse que o mundo nunca esteve em melhor posição para encerrar a pandemia de Covid-19. “Ainda não chegamos lá, mas o fim está à vista”, destacou.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.