Comandado pelos cirurgiões da Santa Casa de Maceió, Gustavo Mendonça e Mauro Barros, nos dias 15 e 16 de fevereiro, o robô Da Vinci atuou nos primeiros procedimentos do Programa de Cirurgia Robótica do hospital. Duas prostectomias radicais e uma nefrectomia radical foram realizadas.
Adquirido pela Santa Casa de Maceió, o Da Vinci é o primeiro robô cirúrgico de Alagoas e chegou à sede do complexo hospitalar na segunda-feira (13) para ampliar o parque tecnológico do hospital: em 2022, a instituição adquiriu o PET-CT, máquina de última geração que realiza exames de diagnóstico por imagem na detecção de cânceres, e uma nova ressonância magnética.
Controlado pelo cirurgião, que opera a partir de um console, o equipamento é um sistema cirúrgico completo. Um monitor exibe para o especialista a cavidade a ser operada, com imagens em 3D ampliadas em até 15 vezes, com alta definição. Do console, o médico executa os movimentos cirúrgicos replicados e aperfeiçoados pelos quatro braços do robô.
Os três pacientes assistidos pela nova tecnologia adquirida pelo hospital receberam alta dentro do programado; novas cirurgias estão sendo agendadas para o mês de março.
“A chegada do robô cirúrgico se consagra como um marco histórico para a medicina alagoana e para a Santa Casa de Maceió. Na quarta-feira (15), iniciamos o Programa de Cirurgia Robótica em Alagoas e conseguimos executar procedimentos de urologia. O programa já nasce com o pé direito, sem intercorrências, muito disso fruto de uma equipe que já vinha treinada, que já tinha expertise em realizar esse tipo de cirurgia”, disse o cirurgião Gustavo Mendonça.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.