A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Superintendência de Valorização de Pessoas, lançou nesta quinta-feira (25) a Semana da Saúde dos Servidores, que promoverá ações relacionadas à saúde mental e física no intuito de prevenir possíveis males que possam comprometer o bom desempenho laboral dos servidores.
A abertura oficial aconteceu no auditório da Escola Superior da Magistratura do Estado de Alagoas (Esmal) e contou com a participação de empresas e órgãos parceiros como a Unimed, Centro Universitário Mário Pontes Jucá (UMJ), Banda de Música do Programa Ronda no Bairro e a marca de cosméticos Vegetal do Brasil. Graças a eles, antes do momento das palestras, os servidores puderam checar o nível da pressão arterial e da glicemia, receber massagem relaxante nas mãos e ter um café de boas vindas enquanto apreciava o som dos saxofones da Banda da Ronda no Bairro.
Na ocasião, Sandra Vitorino, secretária executiva de Gestão da rede estadual de ensino, reforçou que a qualidade de vida dos servidores da educação é prioridade. “Nossos servidores precisam se sentir valorizados para ter um bom rendimento. Então é por isso que ações como essa são prioridade para a Seduc. Também buscamos sempre abordar a importância de cuidarmos uns dos outros e manter a empatia no ambiente de trabalho”, diz.
Bem estar físico e mental
As palestras sobre saúde mental no ambiente laboral foram ministradas pelos professores Deise Francisco e Islânio Santiago. Dentre as temáticas discutidas, os palestrantes abordaram sobre a importância de se incluir práticas de autocuidado na rotina, aliando o bem-estar social, físico e mental para que a produtividade nas atividades laborais seja mantida. “Como vou conseguir cuidar da minha equipe se não estou cuidando de mim?”, destacou um dos palestrantes.
Alexandre Norberto, superintendente de Valorização de Pessoas, frisou a necessidade de se cuidar da saúde mental dos servidores. “Campanhas e ações como essas serão cada vez mais recorrentes na Seduc. Queremos criar ambientes de trabalho com qualidade de vida para que os servidores se sintam acolhidos”, afirma ele.
Servidores sensibilizados
Elyda Oliveira é titular da 2ª Gerência Especial de Educação e reitera a importância de momentos de valorização do servidor e rodas de conversa para incentivar o cuidado com a saúde mental. “Sou de São Miguel dos Campos e valeu a pena estar aqui hoje. Como gerente, pretendo replicar essas iniciativas junto a minha equipe, porque precisamos de motivações diárias para que o trabalho coletivo flua e dê certo. A saúde mental, principalmente em período pós-pandêmico, deve estar sempre em pauta e reforçada todos os dias, para não esquecermos de nos cuidar em primeiro lugar”.
Ângela Bispo é da 9ª GEE, que fica localizada em Penedo, e também relata a sua satisfação por ter participado da abertura da semana do servidor. “É tendo acesso a informação que a gente consegue viver melhor e aplicar essas ideias no ambiente de trabalho. É fundamental entender que realmente temos muitas demandas ao longo do dia, mas tem que ter sempre algum tempo para cuidar de si e priorizar a saúde mental”, afirma a professora.
Programação
A Semana da Saúde do Servidor continuará ao longo dos próximos dias com várias atividades. Nesta sexta-feira (26), por exemplo, os servidores do gabinete do Cepa poderão ter acesso a mais uma ação relaxante, que é o spa dos pés.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.