Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 28ºC Tempo nublado
Notícias
27/03/2023 19:37
Saúde

Sobrecarga muscular: saiba o que é e como evitar

Saiba mais sobre a sobrecarga muscular, seus sintomas e tratamentos. Conheça as causas e prevenções.
Sobrecarga muscular: saiba o que é e como evitar / Foto: Reprodução
Reprodução

Você já ouviu falar a respeito da sobrecarga muscular? Trata-se de um problema bastante comum, mas que as pessoas ainda não entendem da forma correta quais são as suas causas.

A sobrecarga muscular é um problema comum que pode afetar qualquer pessoa que pratique atividades físicas ou esportes.

Quando o corpo é submetido a uma carga de trabalho excessiva e repetitiva, pode ocorrer uma sobrecarga nos músculos, levando a dor, inflamação e outros sintomas desagradáveis.

No entanto, diferente do que algumas pessoas possam pensar, não é apenas pessoas que praticam algum esporte físico constante que estão vulneráveis a esse tipo de problema.

A sobrecarga muscular pode acometer até pessoas que não possuem o costume de se exercitar, por exemplo.

Então, se você quer entender um pouco mais a respeito desse assunto, é só continuar a sua leitura nos próximos parágrafos. Sem mais delongas, vamos ao que importa!

O que é sobrecarga muscular?

Em suma, a sobrecarga muscular nada mais é que um termo utilizado para descrever o fenômeno em que os músculos são submetidos a um estresse excessivo.

No entanto, esse estresse pode acontecer por exercícios físicos intensos e repetitivos, movimentos repetitivos no trabalho ou mesmo por falta de descanso adequado entre as atividades físicas.

Tudo isso pode resultar em lesões musculares, as quais podem variar desde pequenos traumas até graves rupturas musculares.

Então, ainda que algumas pessoas possam acreditar que se trata de um problema simples, ele pode sim se tornar perigoso, a depender da situação.

Como o emocional pode trazer sobrecarga muscular?

O emocional pode afetar a sobrecarga muscular de várias maneiras, e é bem simples de notar o quanto isso é verdade.

Já parou para perceber que, quando passamos muitos dias entristecidos, tensos ou ansiosos, acaba resultando em dores pelo corpo?

Algumas pessoas ainda podem se perguntar: estou sofrendo de luto pelo meu amigo, será que isso pode resultar em dores corporais? E a resposta é sim.

Afinal de contas, o estresse crônico ou mesmo a ansiedade de passar por uma situação como essa, por exemplo, pode levar a tensão muscular e fadiga, o que pode aumentar o risco de lesões musculares durante o exercício físico.

Além disso, a ansiedade e o estresse podem levar à produção excessiva do hormônio cortisol, que pode afetar de forma negativa o metabolismo das proteínas e contribuir para a perda muscular.

Por outro lado, sentimentos positivos como a motivação e a determinação podem ajudar a melhorar o desempenho físico e reduzir os riscos de lesões musculares.

A confiança em si mesmo e a autoestima também podem ser fundamentais para manter a disciplina e a consistência na prática de atividades físicas.

Por consequência, isso pode prevenir a sobrecarga muscular causada pela falta de preparo ou de condicionamento adequado.

Sendo assim, não há como negligenciar que é indispensável cuidar da saúde emocional para obter bons resultados na prática de exercícios físicos e evitar problemas musculares decorrentes do estresse e da ansiedade.

Quais são as causas da sobrecarga muscular? 

As causas da sobrecarga muscular podem variar bastante. Mas, dentre as principais delas, podemos mencionar as seguintes:

Exercício físico intenso e repetitivo

Quando você realiza exercícios físicos que envolvem movimentos repetitivos, seus músculos podem ficar sobrecarregados e lesionados.

Esportes como corrida, levantamento de peso, tênis e natação, bem como outras atividades que envolvem movimentos repetitivos, podem levar à sobrecarga muscular.

A grande questão é que, quando existe uma sobrecarga muscular muito grande, o indivíduo se torna mais suscetível a sofrer lesões como condromalácia patelar e coisas do gênero.

Má postura e movimentos repetitivos no trabalho

Os trabalhos que envolvem movimentos repetitivos ou má postura também podem levar à sobrecarga muscular.

Digitar em um teclado de computador por horas a fio pode causar lesões musculares nas mãos, braços e ombros.

Inclusive, nesse caso, pode acontecer de o indivíduo se tornar mais suscetível e desenvolver outros problemas como LER, artrose etc.

Falta de minerais

Uma das principais razões da sobrecarga e fadiga muscular é a falta de minerais, já que acaba fazendo com que o corpo se torne menos resistente.

E, com o corpo mais frágil, ele acaba sendo mais suscetível a inúmeros problemas, e isso inclui a sobrecarga muscular.

Dentre os minerais mais importantes para o nosso organismos, podemos mencionar o magnésio, potássio ou cálcio.

Todos esses minerais são indispensáveis para o trabalho muscular, haja vista que eles permitem a contração e o relaxamento das fibras musculares.

Mas, quando há falta deles, os nossos músculos acabam tendo maior dificuldade para funcionar, podendo resultar em ainda mais cansaço.

Para resolver esse problema, a melhor coisa a se fazer com certeza é consultar um médico para que ele possa fazer um exame de sangue.

A partir disso, caso confirme que você tem deficiência desses minerais, ele pode indicar a suplementação..

Anemia

Todos os nossos músculos precisam de oxigênio para que possam funcionar da forma adequada. Por conta disso, a anemia pode resultar na fadiga muscular.

E isso só ocorre porque, quando uma pessoa tem anemia, existe uma diminuição da quantidade de células vermelhas que transportam oxigênio no sangue até os músculos.

Por consequência, acaba provocando cansaço muscular e facilitando a sua sobrecarga. Mas, como essa doença progride de maneira gradual, pode ser que os demais sintomas surjam antes mesmo do diagnóstico.

Se por acaso existir suspeita de anemia, a melhor coisa a se fazer é consultar o seu clínico geral, para que ele possa fazer o exame e confirmar o problema.

Mas, o tratamento costuma variar de acordo com o tipo de anemia, sendo que o mais comum e até mais eficiente é a suplementação de ferro.

Falta de descanso adequado

Se você não permite que seus músculos tenham tempo suficiente para se recuperar após uma atividade física intensa, pode ocorrer uma sobrecarga muscular.

Isso pode acontecer quando você treina a mesma parte do corpo todos os dias sem permitir um período de descanso adequado.

Ainda que você não pratique algum exercício físico, a falta de descanso também pode resultar em sobrecarga muscular.

Para resolver esse problema procure encontrar a melhor posição para dormir com o nervo ciático inflamado ou com qualquer outra dor que possa estar sentindo.

Diabetes

Para quem não sabe, a diabetes é um problema que tende a ocasionar no aumento do nível de açúcar no sangue.

Por consequência, isso tende a afetar a sensibilidade dos nossos nervos. Quando isso acontece, as nossas fibras musculares, que estão ligadas aos nervos que foram afetados, tendem a ficar mais fracos ou apenas deixar de funcionar.

Tudo isso faz com que haja uma redução na força dos músculos, resultando em fadiga e sobrecarga muscular.

Esse é um problema que tende a ser mais comum em pessoas que possuem diabetes mas que não seguem o tratamento.

Então, para resolver esse problema, tudo o que se deve fazer é seguir o tratamento correto ou procurar por um endocrinologista que avalie o seu caso e indique o correto tratamento.

Problemas cardíacos

Diversos problemas cardíacos podem resultar na sobrecarga muscular, uma vez que eles tendem a provocar a diminuição do sangue oxigenado que percorre por todo o corpo, inclusive para os músculos.

Quando isso ocorre, acaba sendo bastante comum que exista o cansaço excessivo, ainda que o indivíduo não costume fazer exercícios tão intensos.

Caso exista qualquer tipo de desconfiança de algum problema no coração, o mais adequado é consultar o seu cardiologista para fazer alguns exames.

Se porventura o médico encontrar algum problema, ele deve encaminhar a forma correta de tratamento.

Doenças renais

A sobrecarga muscular também pode ocorrer quando os rins não estão funcionando da maneira adequada.

Isso acontece porque, nesses casos, o rim acaba desequilibrando a quantidade de minerais no corpo, trazendo diversos problemas ao corpo.

No geral, esse problema pode diminuir a quantidade de magnésio, potássio ou cálcio, algo que provoca uma grande diminuição da força e aumento do cansaço geral.

Para tratar esse problema, deve-se consultar o nefrologista, para que ele realize os devidos exames e identifique se existe alguma doença nos rins.

Quais são os sinais e sintomas da sobrecarga muscular?

Os sinais e sintomas da sobrecarga muscular podem variar de pessoa para pessoa. Mas, falando de forma geral, eles costumam ser os seguintes:

  • Dor localizada;
  • Inflamação
  • Rigidez muscular;
  • Dificuldade de movimentação;
  • Fadiga muscular;
  • Câimbras.

Quais são os tratamentos para sobrecarga muscular?

Isso pode depender dos problemas que a sobrecarga muscular ocasionou. Se por acaso você sofreu de esporão calcâneo, o tratamento pode ser um.

Agora, caso tenha surgido algum outro problema, a forma de tratar pode sim ser outra. Mas, falando maneira geral, os tratamentos costumam ser os seguintes:

Descanso

O descanso é uma das melhores coisas que você pode fazer para tratar a sobrecarga muscular.

Até mesmo porque é fundamental permitir com que os músculos se recuperem da forma adequada, e isso só é possível com o descanso.

Além do mais, procure sempre evitar fazer atividades físicas que possam sobrecarregar ainda mais os músculos afetados.

Gelo

A aplicação de gelo na área afetada pode ajudar a reduzir a inflamação e a dor associadas à sobrecarga muscular.

Nesse sentido, a nossa dica é colocar uma compressa fria ou um saco de gelo na área afetada por cerca de 20 minutos a cada hora.

No entanto, apenas tenha o cuidado de ter a certeza de envolver o gelo em um pano, até mesmo para poder evitar queimaduras na pele.

Compressão

Outra técnica bastante útil e eficaz para poder tratar a sobrecarga muscular é a compressão. Basta envolver toda a área afetada com uma bandagem elástica para reduzir a inflamação e a dor.

Ao fazer isso, sempre tome cuidado para não apertar a bandagem com muita força, haja vista que isso pode afetar a circulação sanguínea.

Elevação

Elevar a área afetada acima do nível do coração pode ajudar a reduzir o inchaço e a dor associados à sobrecarga muscular.

Isso ajuda a melhorar a circulação sanguínea e a reduzir a pressão nos músculos afetados.

Massagem

A massagem é uma das técnicas mais eficazes para poder aliviar a sobrecarga muscular, sendo que é possível fazer em casa.

O intuito da massagem é aumentar o fluxo sanguíneo para os músculos afetados, algo que pode ajudar a acelerar a recuperação.

Uma massagem suave pode ser realizada com as mãos ou com um rolo de espuma.

Alongamento

Os alongamentos são uma técnica muito simples, mas bastante eficaz, que contribui para diminuir a dor associada à sobrecarga muscular.

É fundamental fazer exercícios de alongamento suaves para ajudar a promover a circulação sanguínea e a relaxar os músculos tensos.

Medicação

Se a dor associada à sobrecarga muscular for muito intensa, pode ser necessário tomar analgésicos para aliviar a dor.

É importante falar com seu médico antes de tomar qualquer medicação para garantir que ela seja segura e adequada para você.[

Como a fisioterapia pode ajudar?

A fisioterapia pode contribuir para melhorar a mobilidade de tornozelo ou das demais áreas que existir a tensão e sobrecarga muscular.
Nessa técnica, o profissional deve se focar em realizar alguns exercícios para alongar e fortalecer a musculatura da região que está lesionada.
Dessa maneira, acaba por reduzir o desequilíbrio e a fraqueza muscular, aumentando ainda mais a flexibilidade e amplitude de movimento.
Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde
KTO
KTO