A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) recomendou, nesta quinta-feira (17), a retomada do uso de máscaras em locais fechados dentro do campi universitários de Maceió e do interior. A decisão foi tomada pelo Conselho Universitário (Consuni) com objetivo de evitar a contaminação com o coronavírus.
“Não queremos fazer alarde, mas é necessário nos precaver para evitar contaminação. O uso de máscara é importantíssimo e precisamos nos preservar, principalmente em locais fechados e com grande fluxo de pessoas circulando”, reforçou a vice-reitora, Eliane Cavalcanti.
Nesta quarta-feira (16), o Grupo Técnico de Combate à Covid-19, da Secretaria de Estado da Saúde (Seasu) esteve reunido e decidiu recomendar a volta do uso da máscara em ambientes fechados, em situações de aglomeração e para pessoas com comorbidades e idosos.
Em Alagoas, o primeiro caso da subvariante BQ.1 do coronavírus foi registrado. O paciente é um homem de 66 anos, residente em Maceió, com histórico de viagem para São Paulo, segundo o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs).
“Vale salientar que a Resolução do Consuni em seu artigo 4º recomenda que a comunidade universitária continue fazendo uso de máscara de proteção em locais fechados. Isso é permanente porque o uso de máscara protege todas as pessoas e evita disseminação. Não estamos livres do coronavírus e não podemos baixar a guarda. Não é obrigatório, mas é recomendável”, afirmou o reitor da Ufal, Josealdo Tonholo.
A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) disse que vai discutir com a academia o uso de máscara nas dependências da universidade.
Faculdades particulares
O Centro Universitário Cesmac divulgou uma nota informando que retomou a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os professores, alunos e funcionários da instituição, em ambientes fechados administrativos e de ensino, o que inclui salas de aula, auditórios, laboratórios, biblioteca, atendimento ao público e locais onde possa ocorrer concentração de pessoas.
O Centro Universitário Tiradentes (UNIT) informou que vai tratar do assunto em uma reunião prevista para sexta-feira (18).
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.