As unidades de Hemocentro de Alagoas (Hemoal) de Maceió e Arapiraca irão funcionar neste 7 de Setembro, data em que se celebra a Independência do Brasil.
Os postos de coleta que ficam localizados no bairro do Trapiche, ao lado do Hospital Geral do Estado (HGE), e na Avenida Menino Marcelo, ao lado do Hospital Metropolitano de Maceió, irão funcionar das 7h30 às 17h.
Já em Arapiraca, as doações de sangue poderão ser realizadas no posto de coleta do Eldorado das 7h30 às 12h e, em seguida, das 13h às 16h.
Conforme o Ministério da Saúde (MS), no ato da doação de sangue o voluntário deve ter boa condição de saúde, 16 anos de idade, no mínimo, peso igual ou superior a 50 quilos e apresentar um documento de identificação com foto. O uso de máscara também é uma das recomendações ao comparecer aos postos de coleta.
Ficará impedido de doar sangue o voluntário que tenha contraído doença de Chagas, Aids, sífilis e hepatite após os 11 anos. Os candidatos que colocaram piercing ou feito tatuagem, maquiagem definitiva e micropigmentação ficam impedidos de doar por um pelo período de um ano após o procedimento, ainda segundo portaria do MS.
No caso do doador habitual, o homem pode repetir a doação após dois meses e, no caso da mulher, em um intervalo de três meses. Para quem se vacinou contra a Covid-19, deve ser respeitado um intervalo de 48 horas, caso o imunizante recebido tenha sido a CoronaVac, o que também se aplica à vacina contra a Influenza. Já se o candidato à doação recebeu as vacinas AstraZeneca, Pfizer e Janssen, o intervalo é de sete dias.
Covid-19
Em caso de contaminação pelo novo Coronavírus, há o impedimento de doar sangue pelo período de 10 dias, contados após a recuperação. Caso o doador tenha mantido contato com uma pessoa infectada, mas não apresentou sintomas da Covid-19 nos sete dias subsequentes, a doação está liberada.
Fonte:Hemoal
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.