Dólar hoje R$ 5,511 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
KTO
KTO
Notícias
10/03/2020 12:04
Saúde

Usuários do HEA em Arapiraca recebem orientações de como se prevenir do Coronavírus

Familiares e acompanhantes de pacientes recebem orientações sobre as técnicas de prevenção recomendadas pelo Ministério da Saúde
Acompanhantes de pacientes recebem orientações sobre como se prevenir do coronavírus no HE do Agreste, em Arapiraca / Foto: Ascom/HEA
Redação com assessoria

O ato de lavar as mãos corretamente impede o risco da transmissão de organismos de causam infecções, a exemplo do Coronavírus (Covid-19). E como parte das ações educativas e preventivas que são desenvolvidas internamente com todos os servidores, o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), em Arapiraca, está ampliando as orientações para visitantes, familiares e acompanhantes de pacientes.

O trabalho teve início na semana passada com palestras internas para servidores e profissionais de saúde, que receberam orientações acerca do uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), sobretudo o uso de luvas e máscaras, bem como a importância da lavagem das mãos.

As palestras são coordenadas pelo Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), com o apoio da Gerência do HEA e de todas as Coordenações Setoriais. As abordagens estão sendo realizadas na recepção do Setor de Emergência do Hospital.

Durante a ação, familiares e acompanhantes de pacientes recebem orientações sobre as técnicas recomendadas para a lavagem das mãos, entre outros procedimentos recomendados pelo Ministério da Saúde (MS).

De acordo com a coordenadora do GTH, enfermeira Andréa de Lima, na ação educativa com os usuários, o hospital está utilizando álcool em gel, com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas (Sesau/AL), que orienta as pessoas a friccionem corretamente as mãos, pelo menos por 20 segundos.

“Como a transmissão do Coronavírus ocorre pelo ar, por meio de espirro, tosse e gotículas de salivas, ou por contato pessoal, o ato de lavar as mãos frequentemente é fundamental para prevenir o contágio”, explica a enfermeira do HE do Agreste, Andréa Lima.

Entre os beneficiados com a ação de prevenção estão a dona de casa Maria Aparecida da Silva e o agricultor José Hermes da Silva, que residem na cidade de São Sebastião. Eles acompanham um familiar internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e participaram das ações educativas elogiando a iniciativa.

“Gostei muito de participar desse trabalho. É muito importante saber dessas informações. Se cada pessoa fizer a sua parte, a gente se livra de muitas doenças”, afirmou a dona de casa Maria Aparecida da Silva.

 

 

 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Saúde