O setor de franquias vive uma ascensão nos últimos 5 anos. No primeiro semestre de 2020, o setor registrou R$ 69,2 bilhões, e em 2024, no mesmo período, dados recém-divulgados pela Associação Brasileira de Franchising (ABF) confirmaram um crescimento de 75,8% no faturamento de lá para cá, com uma receita de R$ 121,7 bilhões. Diversos modelos de franquias têm contribuído para este crescimento. Com a globalização, avanço acelerado da tecnologia e a necessidade cada vez maior de comunicação em um segundo idioma, os modelos de franquias nessa área são destaques. A KNN Idiomas, fundada pelo empresário Reginaldo Boeira, há 12 anos e há 10 no mercado de franquias, hoje está presente em todos os estados brasileiros e fatura mais de R$ 1,2 bilhão por ano, com quase 500 escolas e outras 200 em processo de implantação, até o momento.
O crescimento no número de franquias no país, para Boeira, é reflexo das tendências de mercado, como é o caso do ramo de idiomas, e o modelo de negócio consolidado que o setor traz ao empresário. “Se tornar um empresário no Brasil pode gerar dúvidas porque abrir uma empresa vai muito além de atuar com o segmento em si, engloba gestão, finanças, tecnologia, administração, contabilidade, marketing entre outros. Por isso que um modelo de franquia de sucesso tem se mostrado uma excelente opção de investimento, pois tem o suporte e a expertise da franqueadora para evitar tropeços. Além disso, o suporte contínuo ao longo de todo o processo de abertura e funcionamento garante que o empreendedor tenha uma base sólida para alcançar o sucesso”, afirma Reginaldo.
Outra vantagem, segundo Reginaldo, é o fato de as franquias serem estilos de empresas já testadas no mercado, ao longo dos anos, e que sofrem atualizações e aprimoramentos constantes. “Isso é o que torna um modelo fortalecido no mercado, sua constante atualização”, reforça. Vantagem também evidenciada por Boeira é o reconhecimento da marca no mercado. “Franqueadoras que investem em marketing e comunicação, que são reconhecidas no mercado de franquias logo, tem o seu esforço ‘reduzido’ para que ganhe impulso onde é instalada. Na KNN, em até 12 meses, o retorno do investimento já é garantido”, comenta.
O multiempresário, que também é palestrante nacional, escritor e especialista em empreendedorismo - pela sua experiência e trajetória - completa que, no caso da KNN, vantagens como condições facilitadas de financiamento e custos do material didático, muito abaixo do valor tradicional do mercado, são fatores que contribuem para que micro, pequenos e grandes empresários busquem a KNN Idiomas como um modelo de negócio rentável. “Hoje somos uma das 5 maiores franquias de idiomas no país, com 103 mil estudantes ativos e com uma metodologia de ensino comprovada pelos mais de 500 mil alunos que passaram pela rede desde a fundação”, finaliza.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.