A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou denúncia contra 39 pessoas que invadiram o Senado Federal durante os atentados que ocorreram no dia 8 deste mês, em Brasília. Além da condenação dos suspeitos, a procuradoria pede o bloqueio de até R$ 40 milhões do grupo.
Na denúncia, a PGR também solicita a perda de função pública de agentes públicos que participaram da invasão. As denúncias são assinadas pelo subprocurador-geral da República Carlos Frederico Santos.
"Os denunciados devem responder pelos crimes de associação criminosa armada, abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado pela violência e grave ameaça com emprego de substância inflamável contra o patrimônio da União e com considerável prejuízo para a vítima, além de deterioração de patrimônio tombado", diz a PGR.
Outras medidas solicitadas são a prisão preventiva dos suspeitos, a proibição de que eles deixem o país e a preservação de conteúdo postado em redes sociais, que podem servir como prova. Durante os atentados, o Congresso Nacional, assim como o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto, foi depredado.
Além da destruição do patrimônio público, foram danificadas obras de arte e objetos históricos.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.