Em 2021, a Secretaria Especial da Presidência do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL) recebeu 2.180 comunicações de entidades e órgãos externos, via e-mail e malote digital. Os documentos foram enviados pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Superior Tribunal de Justiça (STJ), Conselho Nacional de Justiça (CNJ), entre outros.
Já o número de documentos expedidos pela Secretaria foi de 2.057, também via e-mail e malote digital. Os documentos físicos expedidos somaram 931.
Todas as comunicações, envolvendo os mais diversos assuntos, tiveram minutas de despachos produzidas pelo setor e seguiram para análise e assinatura do presidente do TJAL, Klever Loureiro.
De acordo com o secretário especial Ewerton Protázio, as comunicações, bem como as providências adotadas e as respectivas respostas, são inseridas no Sistema de Gerenciamento Eletrônico de Documentos (SGED). O acervo físico da Secretaria, dos últimos cinco anos, também vem sendo digitalizado e cadastrado na ferramenta.
Só em 2021, 6.610 documentos foram digitalizados e cadastrados no SGED. "O objetivo é tornar mais eficiente e moderno o arquivo, trazendo significativos benefícios para a atual e futuras gestões", destacou.
Processos movimentados
A Secretaria Especial movimentou 704 processos no Sistema Administrativo Integrado (SAI), ferramenta de gestão interna do Tribunal de Justiça. Os processos envolviam diárias de magistrados e servidores, anteprojetos de lei, comissão de segurança, entre outros assuntos.
Ao órgão, estão subordinadas a Chefia de Gabinete da Presidência, a Diretoria de Comunicação (Dicom) e a Assessoria do Cerimonial, conforme o artigo 62, §1º do Código de Organização Judiciária de Alagoas. A Comissão Permanente de Segurança do Tribunal também é secretariada por integrante da Secretaria Especial, e o secretário especial é membro ainda de outras comissões e comitês internos.
"A Secretaria Especial é um órgão fundamental para o desenvolvimento da gestão", frisou Ewerton Protázio. A equipe é atualmente composta pelos servidores Everton Silva, Lavinia Reis Teixeira, Maria Gilcélia Lyra Monteiro, José Francisco Soares Neto e Mara Núbia Melo da Cunha Tenório.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.