O Poder Judiciário de Alagoas definiu, nesta sexta-feira (26), a programação do XIII Encontro Estadual de Adoção. O evento ocorrerá no Maceió Shopping, nos dias 24 e 25 de maio.
Rodas de conversa, exposição fotográfica com famílias que adotaram e curso para pessoas que já entraram com processo de adoção são algumas das ações previstas. Nos dois dias do evento, equipe da 28ª Vara Cível de Maceió (Infância e Juventude) estará no local esclarecendo dúvidas sobre adoção e apadrinhamento.
"Nosso objetivo é difundir a cultura da adoção. Mostrar como é importante trabalhar de forma articulada para colocar crianças e adolescentes em famílias, que é um direito constitucional", afirmou o juiz Ygor Figueirêdo, coordenador da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL).
O evento, segundo o magistrado, é voltado para profissionais do Direito, do Serviço Social, psicólogos, mas principalmente para a população. "É importante que ela conheça como é o tramite do processo de adoção e o que fazer para se habilitar".
A juíza Fátima Pirauá, titular da 28ª Vara Cível, será uma das palestrantes do evento. "É importante a presença de pessoas que já adotaram e também das que pretendem adotar. Família é constituída pelo amor. Não é só a origem biológica que constrói uma família", ressaltou a magistrada.
Além do Maceió Shopping, o Encontro Estadual de Adoção será levado ao Shopping Partage Arapiraca, no dia 29 de maio. A programação no agreste está em fase de finalização.
Confira abaixo a programação em Maceió:
24 de maio - sexta
9h - Abertura de exposição fotográfica com famílias que adotaram
9h às 11h - Roda de conversa: desenvolvimento da criança adotada; acompanhamento do estágio de convivência e o papel das equipes técnicas (Judiciário e serviço de acolhimento) nesse processo. Expositora: Camila Loiola, psicóloga da 28ª Vara Cível da Capital. Público-alvo: equipes multidisciplinares do TJAL e dos serviços de acolhimento e público em geral
12h - Abertura oficial, com o presidente do TJAL, Fernando Tourinho, e autoridades do Ministério Público, Ordem dos Advogados, Defensoria Pública, Legislativo e Executivo.
15h - Palestra sobre entrega voluntária de crianças para adoção. Palestrante: Juiz Ygor Figueirêdo. Público-alvo: conselheiros tutelares, equipes dos CRAS, CREAS e CAPS e demais componentes do Sistema de Garantia de Direitos.
18h - Bate-papo com pessoas que adotaram. Público-alvo: participantes do curso de preparação para adoção.
19h - Roda de conversa: perda do poder familiar e procedimento legal de adoção (juíza Fátima Pirauá, promotor de Justiça Gustavo Arns e defensora pública Taiana Grave); riscos da adoção irregular (assistente social Elisângela Ferreira). Público-alvo: participantes do curso de preparação para adoção e estudantes de Serviço Social e Psicologia do Cesmac.
25 de maio - sábado
9h às 13h: Curso de preparação psicossocial e jurídica para pretendentes à adoção (pessoas com processos já em andamento).
14h - Reunião do Grupo de Apoio à Adoção de Alagoas (GAAL). Debatedoras: Mariana Assunção, psicóloga especialista em TEA e TDAH, e Silvana Paula Mendonça de Alcântara Lima (especialista em educação especial).
16h - Roda de conversa para esclarecer dúvidas sobre adoção.
17h - Encontro das famílias participantes da exposição fotográfica, homenagens e encerramento oficial do evento.
Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.