Dólar hoje R$ 5,799 Arapiraca, AL 32ºC Tempo nublado
Notícias
20/05/2021 11:32
Economia

Aprenda a definir suas necessidades antes de negociar um imóvel

Saiba como se planejar antes de comprar uma casa ou apartamento
Aprenda a definir suas necessidades antes de negociar um imóvel / Foto: Pixabay
Reprodução

Com tantas casas à venda em Arapiraca, é até difícil escolher uma para chamar de sua. O mercado imobiliário está aquecido atualmente, o que significa que a oferta de imóveis é grande e a demanda também. Contudo, o imóvel dos seus sonhos não irá cair do céu.

De fato, é preciso saber escolher muito bem o imóvel que será comprado antes de efetuar a negociação. Para isso, você deve definir com clareza e precisão quais são as suas necessidades. Confira adiante dicas de como fazer isso.

Descobrindo qual é o tipo de imóvel ideal segundo suas necessidades

Para escolher o imóvel em Arapiraca ideal é fundamental aprender a definir quais são as suas necessidades. E para começar a definir as suas necessidades você tem que averiguar qual é o tamanho e também a composição da sua família. Afinal, cada configuração de família demandará um imóvel com x características.

A nível de exemplo, um casal jovem, que não possui filhos, pode se satisfazer com uma habitação menor, com um quarto. Não é necessário um espaço tão grande (a não ser que a pessoa queira um espaço maior e tenha condições de pagar por isso).

No entanto, a situação muda de figura quando eles pretendem ter um filho, quando estão planejando ter um filho. Isso demandará pelo menos mais um quarto, ou seja, é preciso um imóvel com pelo menos dois quartos, pois esse filho precisará de um quarto para si, onde ficará ser berço e suas coisas de um modo geral.

Por outro lado, se um determinado casal tem mais de um filho e ambos têm uma idade um pouco maior, ou seja, são pré-adolescentes ou adolescentes, eles irão precisar de um quarto cada um, pois eles necessitam ter um nível maior de privacidade, de liberdade. Isso também se aplica caso o casal tenha filhos adultos morando junto.

Se os filhos desse casal são pequenos, por exemplo, a infraestrutura precisa ser diferenciada. Elas precisam de espaço e local para brincar, para gastar energia. Desse modo, uma casa com um bom quintal ou então um apartamento ou condomínio que tenha parquinho ou mesmo uma brinquedoteca podem ser incrivelmente úteis.

Além disso, se você tiver um carro, é preciso escolher um imóvel que tenha garagem, obviamente. Quanto mais carros tiver na família, maior será a quantidade de vagas na garagem que serão necessárias para suprir essa necessidade.

Definindo as necessidades de moradia: a escolha entre casa e apartamento

Independente do fato de que você vai alugar ou comprar um imóvel, uma dúvida muito comum entre o público consumidor é sobre escolher entre casa ou apartamento. Cada uma dessas modalidades de habitação possui os seus prós e contras e é preciso leva-los em consideração antes de se negociar um imóvel.

Observe abaixo os pontos positivos e negativados de cada um:

• Casa

Frequentemente, as pessoas só consideram que estão tendo efetivamente privacidade quando elas residem em uma casa. Isso porque, para elas, dentro dos limites do terreno onde está situada a casa, elas podem fazer o que quiser, elas fazem as regras, não necessitando então ficar nutrindo preocupação com as regras de um condomínio.

É claro que a casa costuma, muitas vezes, a ser mais “aberta” e mais sujeita aos olhares dos vizinhos. No entanto, ela dá sim uma certa liberdade de ação para os seus moradores.

Além disso, as casas normalmente são mais espaçosas. Aliás, não só tem mais espaço em termos de extensão, mas em tipologia. Por exemplo, uma casa pode contar com um jardim ou um quintal. Com isso, pode-se ter mais liberdade para criar um animal de estimação com mais conforto, cultivar uma série de plantas e efetuar toda uma sorte de benfeitorias no espaço contido na propriedade.

Contudo, um aspecto que pode ser considerado negativo a respeito da casa é que toda a manutenção da mesma depende única e exclusivamente de você. Isso significa não apenas mais trabalho, mas também mais gastos.

Além disso, a casa, por ser mais “aberta”, conforme citado anteriormente, fica um pouco mais vulnerável a incursões de bandidos. Certamente que você pode instalar câmeras, cerca, alarme e toda sorte de sistema de segurança.

• Apartamento

O apartamento é a pedida certa para quem deseja uma dose maior segurança. Com efeito, essa é a principal qualidade de um apartamento. Mesmo que um prédio não tenha portaria ou seja vazado, ele é mais fechado que uma casa, o que por si só já representa uma segurança maior.

Essa segurança fica ainda mais forte e mais robusta se o edifício, além de fechado, possui uma portaria. Só de ter esse controle de entrada e saída de pessoas já faz uma diferença enorme no quesito de segurança, pois reduz a possibilidade de pessoas suspeitas ou estranhas adentrarem no espaço do edifício.

Querendo ou não, o apartamento, de certa forma, dá uma maior privacidade, visto que ele é todo fechado e não tem como os vizinhos verem o que você está fazendo ou não. A depender da posição do apartamento, as janelas não ficam de frente para a janela de outro apartamento, o que só aumenta a privacidade; mesmo que isso possa ocorrer, basta colocar uma cortina.

Outro aspecto positivo de se morar em apartamento é que a manutenção do prédio fica a cargo dos responsáveis pelo condomínio, que contratam alguém especializado para isso.

Ademais, pelo fato de existir uma proximidade maior com os vizinhos, há uma oportunidade maior de se estabelecer amizade, ampliando desse modo o círculo social.

Entretanto, muitas vezes quem mora em apartamento tem que pagar condomínio, o que representa uma despesa a mais no orçamento além do aluguel. Apesar do valor do condomínio englobar algumas despesas, como manutenção e outras, é preciso levar em consideração esse valor antes de se definir se vai morar em um ou não.

Ademais, é preciso ter em mente também o tamanho do apartamento. É claro que existem apartamentos maiores, mas também há terrenos em Arapiraca. Desse modo, precisa-se escolher o que mais se enquadra em seu perfil.

Agora você sabe quais critérios precisa utilizar para definir suas necessidades de moradia antes de negociar um imóvel. Curta e compartilhe esse post em suas redes sociais!


 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia
KTO
KTO