Dólar hoje R$ 5,511 Arapiraca, AL 17ºC Tempo limpo
KTO
KTO
Notícias
21/12/2021 16:09
Economia

Como saber se o consórcio de carros é confiável?

Três dicas importantes para acertar na escolha e evitar prejuízos.
Como saber se o consórcio de carros é confiável? / Foto: Reprodução Google Imagens
Reprodução

O consórcio de carros é uma modalidade de compra muito vantajosa para quem quer fazer uma aquisição de veículo planejada, sem entrada e sem juros. No entanto, essa é uma decisão que precisa ser tomada com atenção para que seja segura.

Tem dúvidas sobre como saber se o consórcio de carros é confiável? Aqui você confere três dicas importantes para acertar na escolha e evitar prejuízos. Antes, entenda quais são os perigos, golpes e fraudes em um consórcio.

Quais são os riscos, golpes e fraudes em consórcio de carros?

De início, um consórcio pode parecer vantajoso por conta de suas condições de pagamento, promessas de contemplação fácil e valor da carta de crédito, mas só depois de assinar o contrato e pagar as parcelas o consumidor descobre a fraude.

Você não quer ser um desses, certo? Então conheça alguns dos riscos mais comuns relacionados ao consórcio.

Bom, como já mencionado, o maior perigo é cair em um golpe. Ou seja, fazer negócio com um vigarista, que se passe por uma administradora de consórcio séria ou mesmo seja representante de uma empresa de fachada.

Outro risco é até entrar em um consórcio de verdade, mas com uma empresa que não tenha a qualidade desejada.

Uma instituição assim pode impor dificuldades no relacionamento e no contato, fazer tudo sem transparência, ocultar informações importantes e deixar o consumidor inseguro.

Como evitar problemas com consórcios?

Se você quer acertar na escolha, confira alguns passos importantes para seguir abaixo.

1. Conheça a administradora do consórcio de carros

O primeiro e mais importante fator de todos para escolher bem o consórcio de carros é verificar se a administradora funciona sob supervisão do Banco Central do Brasil, que é o órgão que autoriza as empresas a operarem consórcios no país.

Para saber isso, acesse o site do Banco Central do Brasil, filtre por "administradora de consórcio" e procure a empresa que você quer contratar.

Se a empresa que você pesquisou não estiver na lista, significa que ela não possui autorização para administrar um consórcio.

Ainda que a empresa esteja autorizada para o funcionamento, também é bom verificar a reputação dela no mercado, isto é, a satisfação dos clientes.

Para isso, confira as avaliações no Google Meu Negócio, em sites como o Reclame Aqui e nas mídias sociais. Também é possível entrar em contato com o Procon da sua região.

Por fim, também tenha certeza de que os canais de informação e contato da operadora são oficiais ou autorizados. Muitos golpistas podem criar uma versão fake de seus sites e páginas e também fazer ligações se passando por representantes.

2. Preste atenção no contrato

Ao receber o contrato de adesão do consórcio de carros, leia cada termo com atenção antes de fazer a assinatura.

Esse documento traz informações sobre a taxa de administração, o número total de parcelas e as regras de contemplação. Procure entender caso haja outras taxas.

3. Cuidado ao comprar carta contemplada

Esse tipo de cuidado se refere não exatamente à participação em um consórcio, mas à compra de uma carta de outra pessoa que foi contemplada.

Embora muitas vezes seja permitida a compra e venda da carta de crédito, é preciso extrema atenção para evitar golpes.

Nesse caso, você deve entrar em contato com a administradora para saber se a pessoa realmente participou do consórcio e foi contemplada com o valor informado da carta de crédito. Peça que a administradora o ajude a confirmar se a compra é segura.

Ao receber o contrato do consórcio, verifique a quantidade de parcelas restantes e o responsável pela cobrança.

Muitas vezes há mais vantagem financeira e de segurança em participar de um consórcio novo que comprar uma carta de crédito já contemplada.
 

Como escolher o melhor consórcio de carros?

O melhor consórcio de carros é aquele que atende às suas necessidades, sem burocracia e de forma confiável.

É verdade que existem diversas opções de consórcio de carros no Brasil que trabalham dentro das regras do Banco Central do Brasil e acumulam anos de experiência no mercado.

Diante de uma lista de alternativas, depois de conhecer bem cada administradora, procure planejar seu investimento da seguinte forma:

• defina seu orçamento: independentemente do consórcio de carro que escolhe, estabeleça uma meta clara tanto em relação ao tipo de carro, o valor total dele e das parcelas;

• entenda o prazo: lembre-se que, em um consórcio, embora seja um investimento de ótimo custo-benefício, talvez você precise esperar algum tempo até que seja contemplado caso não dê um lance aceito;

• facilidade: procure uma administradora que alie experiência de mercado e modernidade para eliminar burocracias do processo. A Rodobens, por exemplo, possui mais de 70 anos de tradição em consórcio no Brasil.
Entendeu quais são os passos para fazer um consórcio de carros confiável? Então, realize seu planejamento de ter seu carro próprio por meio do consórcio!

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia