Dólar hoje R$ 5,802 Arapiraca, AL 21ºC Tempo nublado
Notícias
01/06/2022 13:51
Economia

Receita recebe 18 mil declarações do Imposto de Renda a mais do que o esperado

Receita Federal recebeu 18 mil declarações do Imposto de Renda a mais do que o esperado em Alagoas
As restituições começaram a ser pagas na terça (31) e seguem até setembro / Foto: reprodução
Redação por G1

A Receita Federal em Alagoas recebeu 18.350 declarações do Imposto de Renda a mais do que o esperado, de acordo com balanço final divulgado nesta quarta-feira (1º). O prazo para enviar a declaração terminou na terça (31). Eram esperadas 269.280 declarações no estado, mas foram recebidas 287.630

Com o balanço final, o percentual de contribuintes que declararam os rendimentos de 2021 subiu para 106,81%. Assim como no estado, o número de declarações entregues no país também superou as expectativas da Receita, foram 36 milhões de declarações a mais.

O delegado da Receita Federal, Reinaldo de Almeida, disse que os números ficaram acima do previsto principalmente pela facilidade de entrega da declaração. Além disso, o número de declarações retificadoras também foi mais alto que o esperado, segundo o delegado.

"As facilidades que o contribuinte tem de apresentar a declaração, facilita bastante a apresentação de declarações retificadoras, tiveram mais de 2 milhões de declarações retificadoras no Brasil", disse Almeida.

De acordo com o delegado, o crescimento da renda no Brasil também é um dos motivos para o aumento no número de contribuintes.

"O Brasil está em uma situação, que está saindo da crise, essa saúde se iniciou no ano passado e isso se reflete. A não correção da tabela do Imposto de Renda contribui pois as pessoas têm a sua renda aumentada, mas não tem limites para declarar, e isso abriga mais gente no universo de declarantes", concluiu o delegado.

As restituições começaram a ser pagas na terça (31) e seguem até setembro (confira mais abaixo o calendário).

Os contribuintes que ainda não declararam os rendimentos terão penalidades. A principal é a multa que pode variar de R$ 160,54 até 20% do IR do contribuinte.

Além da multa, Reinaldo Almeida explicou que o contribuinte que não declarar fica impedido de realizar um série de operações bancárias, e não pode receber a restituição do governo de anos anteriores até que a declaração seja entregue.

"Ele não pode receber recursos públicos, por exemplo, se ele tiver uma restituição de Imposto de Renda de anos anteriores, vai ficar pendente essa restituição até que ele cumpra com essa obrigação", completou o delegado.

Dias de pagamento da restituição
1º lote - 31 de maio
2º lote - 30 de junho
3º lote - 29 de julho
4º lote - 31 de agosto
5º lote - 30 de setembro

 

Link da página:

Utilize o formulário abaixo para enviar ao amigo.

Economia
KTO
KTO